Senado aprova projeto que acaba com idade mínima para o Bolsa-Atleta

Projeto permite o recebimento da Bolsa-Atleta Estudantil cumulativamente com outras bolsas de estudo.

Senadora Leila | Edilson Rodrigues / Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta quinta-feira (23) o projeto de Lei 2685/2021 que busca remover a exigência de idade mínima de 14 anos para receber a Bolsa-AtletaRelatado pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF), o projeto também permite o recebimento da Bolsa-Atleta Estudantil cumulativamente com outras bolsas de estudo, pesquisa, iniciação científica e extensão.

“Fui atleta, gestora esportiva e secretária esportes. Sei bem que o Bolsa-Atleta impacta significativamente a vida do atleta em formação. Os obstáculos são enormes para eles, como a falta de infraestrutura e a dificuldade de conciliar a prática esportiva e a escola, mas, para a esmagadora maioria, a questão financeira é o maior desafio a ser enfrentado para se manter no campo esportivo”, ponderou a senadora Leila.

O autor do PL 2685, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), diz entender que as mudanças aprimoram os programas e evitam discrepâncias como as que ocorrem no caso da skatista brasileira Rayssa Leal, que apesar de ser medalhista olímpica em sua modalidade, não pode receber a Bolsa-Atleta. “É um projeto pertinente e oportuno. Na Olimpíada de Tóquio, nós vimos vários atletas mirins mostrando sua capacidade. Muitos desses atletas precisam da ajuda da bolsa, têm história de superação. O que estamos propondo é a bolsa independentemente da idade mínima”, afirmou o senador.

Senadora Leila foi relatora do projeto (Edilson Rodrigues / Agência Senado)

Mérito do projeto é inegável

Em seu relatório favorável ao projeto, Leila destacou que o mérito do projeto é inegável, tanto pela vertente desportiva, quanto pela educacional. Ela apontou que mais do que formar atletas, é importante formar cidadãos, no sentido amplo da palavra. “O Brasil tem um enorme potencial esportivo e mesmo que esses beneficiados pelo Bolsa-Atleta não cheguem ao alto rendimento esse investimento terá retorno na formação de cidadãos”, disse Leila.

Aprovado na comissão, o projeto segue direto para a análise da Câmara dos Deputados se não houver recurso para o Plenário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES