Simone Biles desabafa: “Deveria ter desistido muito antes de Tóquio”

No dia 15 deste mês, Simone Biles testemunhou em um painel do Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos sobre os erros do FBI

Simone Biles dá depoimento no Senado dos EUA | Simone Biles dá depoimento no Senado dos EUA — Foto: Graeme Jennings-Pool/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Simone Biles acredita que deveria ter desistido das Olimpíadas de Tóquio bem antes do evento. Dona de sete medalhas olímpicas, sendo quatro de ouro, a ginasta americana era considerada a grande estrela dos Jogos. No Japão, porém, desistiu de cinco de suas seis finais olímpicas. Em entrevista à revista “New York”, ela afirma que o desgaste mental por conta da investigação dos abusos cometidos pelo ex-médico da seleção americana Larry Nassar foi muito grande.

- Se você olhar para tudo que eu passei nos últimos sete anos, eu nunca deveria ter feito parte de outro time olímpico. Eu deveria ter desistido muito antes de Tóquio, quando Larry Nassar estava na mídia por dois anos. Foi muito. Mas eu não ia deixá-lo tirar de mim algo pelo qual eu trabalhei desde os meus seis anos de idade. Eu não iria deixá-lo tirar de mim toda aquela alegria. Então, eu empurrei o passado para trás o máximo que minha mente e meu corpo deixaram – afirmou.

Simone Biles dá depoimento no Senado dos EUA — Foto: Graeme Jennings-Pool/Getty Images

Nos Jogos, Simone Biles afirmou sofrer com “twisties”, um bloqueio mental que faz com que as ginastas percam a orientação no ar. A ginasta tem feito terapia mesmo antes dos Jogos, mas que suas crises de ansiedade começaram assim que pisou em Tóquio. Muito, também, pelas restrições impostas pelo coronavírus.

 Por conta disso, eu fiquei mais e mais nervosa. Eu não me senti tão confiante quanto deveria depois de ter treinado tanto quanto treinei. Isso é algo que eu devo trabalhar pelos próximos 20 anos. Não importa o quanto eu tente esquecer. É um trabalho em andamento.

Simone também afirma que a questão racial também tem um impacto grande sobre seu estado mental.

- Como uma mulher preta, nós temos que ser as melhores. Porque, mesmo quando você quebra recordes ou algo do tipo, as pessoas tentam menosprezar, como se fosse algo normal – afirmou.

Simone Biles na final da trave nas Olimpíadas — Foto: REUTERS/Lindsey Wasson

No dia 15 deste mês, Simone Biles testemunhou em um painel do Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos sobre os erros do FBI, a agência americana de investigação, na apuração dos abusos sexuais cometidos por Larry Nassar. Uma das centenas de mulheres molestadas pelo ex-médico da Federação Americana de Ginástica (USA Gymnastics), a ginasta de 24 anos responsabilizou o FBI e as entidades que gerenciam sua modalidade no país pelos crimes de Nassar.

Biles e outras ginastas norte-americanas foram física ou sexualmente abusadas pelo então médico, Larry Nassar. As atletas foram convocados pelo Senado para prestar depoimentos sobre a condução do caso pelo FBI e declaram que a investigação protegeu o abusador. A ginasta reconheceu que o trauma poderia ser um dos motivos pelos quais ela não conseguiu competir as finais da ginástica artística.

Com informações do Ge*



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES