Anderson Silva revela sonho de participar de Olímpiada de 2016

Campeão dos pesos-médios do UFC já ultrapassou limite de idade do boxe e, por ser profissional no MMA, seria impedido de lutar na modalidade

Anderson Silva é faixa-preta no taekwondo | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva, declarou na terça-feira que gostaria de representar o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, ou no boxe, ou no taekwondo. Sua vontade, todavia, encontra alguns obstáculos. O Spider não poderia competir no boxe, pois já ultrapassou o limite de idade para pugilistas olímpicos e é atleta profissional em outro esporte, o MMA. No taekwondo, não há nenhum dos dois empecilhos, segundo dirigente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd), mas a entidade teria de avaliar diversos critérios usados para a seleção de seus representantes nos Jogos.

Anderson Silva deu seus primeiros passos nas artes marciais no taekwondo e atualmente é embaixador do esporte no país. Segundo o consultor-executivo da CBTkd, Márcio Silmar, o interesse do lutador é bem-vindo, mas seria necessária uma discussão para avaliar a viabilidade do projeto tanto para a confederação, quanto para o lutador. Como país-sede das próximas Olimpíadas, o Brasil pode classificar dois homens e duas mulheres no taekwondo e disputar quatro categorias distintas das oito que fazem parte do programa olímpico.

- Existe um ranking nacional, existem seletivas, e não podemos deixar de cumprir regras básicas do nosso esporte. A idade não é uma questão impeditiva. O atleta que é configurado como atleta de taekwondo é amador. Se ele quiser configurar isso de maneira formal, teríamos de avaliar uma série de fatores para ambos os lados. Qualquer coisa que venha do Anderson Silva é muito gratificante, mas se essa intenção dele se configurar tacitamente numa vontade, é uma questão a se conversar. Hoje, ele é nosso embaixador - afirmou Silmar.

No boxe, modalidade em que Anderson já fez uma luta profissional, sua participação está completamente descartada. O limite de idade para um pugilista masculino no boxe olímpico é de até 34 anos - Anderson Silva fez 37 anos em 2012. Além disso, o status de profissional do Spider em outro esporte já o desclassifica. Outro campeão do UFC que já expressou uma vontade de disputar o boxe olímpico, Junior Cigano, também está descartado pelo mesno motivo. O presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Mauro José da Silva, lembrou de um caso em que uma boxeadora das Antilhas Holandesas foi campeã num torneio pan-americano e acabou desclassificada quando foi comprovado que era lutadora de Full Contact.

- Eu estava na comissão de arbitragem, e logo que a luta terminou, os americanos já tinham a documentação pronta. Não é só o atleta que é punido, mas a delegação inteira - contou o dirigente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES