Stefany faz história como a 1ª jogadora surda no Brasileirão Feminino

Anunciada no início do ano, Tefy contou sobre a oportunidade que recebeu no Palmeiras e realização de sonho por entrar em campo

Stefany conversa com o preparador físico William Bitencourt em Libras | Priscila Pedroso/Palmeiras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Stefany foi apresentada pelo Palmeiras em janeiro e deu coletiva em Libras (Crédito: Priscila Pedroso/Palmeiras)

A história do futebol feminino brasileiro ganhou mais um capítulo de inclusão social. Na última rodada do Campeonato Brasileiro A-1, no sábado (29), a meio-campista Stefany Krebs fez sua estreia pelo Palmeiras na competição. Tefy, como gosta de ser chamada, é a primeira jogadora surda a atuar no torneio nacional, fato marcante para ela e para outras que também têm o mesmo sonho.

Durante a vitória sobre a Ponte Preta, em Campinas, ela foi chamada pelo técnico Ricardo Belli e viveu um momento inesquecível.

“Fiquei muito feliz e grata pela oportunidade de representar a inclusão da comunidade surda no futebol. A pandemia me fez refletir bastante e voltei ainda mais focada para o Palmeiras. O descanso também me ajudou a melhorar as minhas lesões, pois estava sentindo muita dor, principalmente no joelho, passei por uma operação no ano passado. Quando retornamos, me senti mais preparada para dar o meu melhor em campo”, afirmou Stefany.

Natural de Erechim (RS), a gaúcha de 22 anos sabe bem como conquistar títulos. No currículo, ela é nome constante na Seleção Brasileira de futsal para surdos desde os 15 anos, conquistando Mundial de Futsal de Surdos (2019), Campeonato Interclubes (2016), Campeonato Pan-Americano (2014), Campeonato Sul-Americano (2013) e Taça Brasil de Futsal (2013).

A surdez não impediu Tefy de sonhar e trabalhar forte por um lugar no elenco palmeirense. Desde que chegou, ela transformou a forma da equipe de se comunicar, ensinando Libras e criando gestos para as jogadas do dia a dia. Além disso, ela conta com a ajuda do preparador físico William Bitencourt e da analista de desempenho Vanessa Silva, que são da comissão técnica da Seleção Brasileira de futsal de surdos. Em trabalho separado, eles fazem um treinamento fora de campo diariamente com vídeos e explicações individuais.

“No começo, foi um pouco difícil me adaptar por conta da língua, já que eu uso Libras e eles usam o português. Com o tempo, fomos nos adaptando e isso foi melhorando cada vez mais. Todos os dias vou para o campo meia hora antes de treinar para saber as informações, entender melhor o que terá nos treinos e isso facilitou para que eu possa treinar com as meninas. Acredito que, cada vez mais, essa adaptação vai melhorar. Eu acredito muito”, comentou.

Diagnosticada com apenas dois meses de idade, a jogadora teve o apoio da família no sonho de se tornar uma esportista profissional e na luta pela inclusão social dos surdos. Após o sucesso no futsal, ela partiu para o desafio no campo no tradicional clube paulista e se sente orgulhosa pelas conquistas até agora.

“Até agora, vou dizer a frase que sempre falo para motivar as meninas/pessoas, que é: ‘Acredite nos seus sonhos, nunca desista ou duvide deles. Lembre-se de que você é capaz, pode conseguir e lute até o fim. Se não deu certo, tente mais uma vez e confie nas mãos de Deus, que Ele sempre tem melhor plano para nós. O importante é não ter medo de tentar’. Essa frase sempre me faz lembrar de não desistir, e sim lutar mais, até o último batimento do meu coração. Quanto mais foco nos objetivos, mais resultados bacanas você vai receber um dia. Orgulhosa? Sempre estou, impossível não estar! É muito importante amar a si mesma e ter orgulho das suas conquistas”, comemorou.

A estreia contra a Ponte Preta foi com o pé direito. Mesmo entrando aos 42 minutos do segundo tempo, a meio-campo ajudou o alviverde a conquistar a vitória por 4 a 1 no estádio Moisés Lucarelli, garantindo os três pontos que deixaram a equipe na quinta colocação na tabela. A expectativa para a temporada é alta e ela pensa em uma coisa: o título.

“Nós, atletas, estávamos muito ansiosas para voltar a treinar. Mesmo com a pandemia, as jogadoras tiveram boa vontade e dedicação, todas treinaram muito bem. A nossa comissão técnica também nos motivou muito, eles nos ajudaram a não desanimar e nos deixaram com ainda mais foco nos treinos e jogos. Sei que teremos ainda mais vitórias, pois confio no meu time. Vamos continuar nesse ritmo e fazendo o melhor a cada jogo. O Palmeiras nunca desiste das lutas. O meu maior objetivo é fazer a história no clube e trazer títulos. Acredito muito no potencial de cada menina que está aqui”, concluiu.

O próximo desafio do Alviverde é no domingo (06), às 15h, contra o Avaí-Kindermann no estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo (SP). As equipes brigam pelas primeiras posições e estão separadas por apenas um ponto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES