Confirmado pelo STJD: “decisão” do tapetão será na sexta-feira

Casos de André Santos, do Flamengo, e Héverton, da Portuguesa, terão os recursos julgados pelo órgão. Vasco e Cruzeiro também estarão no tribunal

Flamengo e Portuguesa terão a segunda chance de se defenderem | Lancenet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sexta-feira trará mais uma rodada do julgamento que irá "decidir" o último rebaixado do Campeonato Brasileiro de 2013. O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a data no edital dos processos que serão julgados pelo órgão, o que acontecerá às 11h, no Rio de Janeiro. Em pauta as situações do lateral André Santos, do Flamengo, do meia Héverton, da Portuguesa, e do goleiro Elisson, do Cruzeiro, que teriam sido escalados de maneira irregular. O Vasco também tenta a impugnação do jogo contra o Atlético-PR pela barbárie nas arquibancadas de Joinville.

A presença dos vascaínos veio após grande insistência. O Cruz-maltino tenta a impugnação do jogo na última rodada do campeonato, contra o Furacão, alegando que a partida não teria condições de ser reiniciada pela batalha de torcedores nas arquibancadas catarinenses, além de o tempo limite de paralisação previsto na regra, de 60 minutos, ter sido desrespeitado. O pedido dos cariocas havia sido negado por duas vezes pelo presidente do STJD, Flávio Zveiter.

O clube voltará aos tribunais em janeiro, com o recurso pelo julgamento da confusão no mesmo jogo contra o Furacão. Pela pancadaria entre torcedores, o Vasco foi condenado a perder oito mandos de campo e R$ 80 mil, enquanto o Atlético-PR ficará 12 jogos longe de Curitiba e terá debitado R$ 140 mil. Os paranaenses também entraram com recurso.

Flamengo e Portuguesa terão a segunda chance de se defenderem da acusação de escalações irregulares de André Santos e Héverton, também na 38ª rodada. O lateral rubro-negro foi expulso no segundo jogo da final da Copa do Brasil e foi condenado a cumprir suspensão no Campeonato Brasileiro. O jogador não atuou contra o Vitória, na 37ª rodada, e o clube alega justamente pela suspensão, mas a Procuradoria entende que o clube deveria esperar o julgamento do atleta, o que ocorreu após a rodada citada.

A confusão sobre o caso de Hérveton também é por irregularidade em escalação, e o clube é acusado de não ter cumprido toda a pena de dois jogos de suspensão a que o jogador foi condenado. O clube perdeu, em primeira instância, por 5 votos a 0.

Também pela possibilidade de ter feito constar na súmula um jogador em situação irregular será julgado o Cruzeiro, que foi absolvido em primeira instância. Na 36ª rodada, contra o Vasco, no Maracanã, os celestes relacionaram o goleiro Elisson, que sequer entrou em campo, mas não tinha, segundo registros da Federação Mineira de Futebol, contrato vigente com o campeão brasileiro. Pelo argumento de que a irregularidade ocorreu por falha de sistema da federação, os mineiros não foram punidos no primeiro julgamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES