STJD pode anular partida entre Goiás e Grêmio Prudente

O jogo entre Goiás e Grêmio Prudente pode ser anulado pelo STJD

Partida poderá ser anulada | Futura Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar, na próxima sexta-feira, um lance da partida em que o Goiás perdeu por 2 a 1 para o Grêmio Prudente, no último dia 21 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo poderá até ser anulado, devido a um pênalti proposital cometido pelo zagueiro Diego, que evitou com as mãos um gol da equipe goiana.

Dentro do duelo, o zagueiro do Prudente foi expulso pelo árbitro Evandro Rogério Roman, mas o Goiás acabou perdendo o pênalti, defendido pelo goleiro Geovanni. Por esse motivo, a procuradoria do STJD enquadrou a jogada no artigo 243-A (atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida).

Segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a pena para essa violação pode atingir o clube (no caso, o Grêmio Prudente), que poderia levar multa de até R$ 100 mil, suspensão de 12 a 24 partidas, além de poder ter a partida anulada. Nesse último caso, o jogo teria de ser realizado novamente.

No mesmo julgamento, Diego foi enquadrado no artigo 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida), que pode suspendê-lo por até 3 jogos das partidas do Brasileirão.

O lance feito por Diego foi idêntico ao realizado pelo atacante uruguaio Luis Suarez durante a Copa do Mundo deste ano. Nas quartas de final contra Gana, Suarez defendeu em cima da linha uma cabeçada do time adversário, já no fim da prorrogação.

O juiz da partida marcou o pênalti e expulsou o jogador, mas o goleiro uruguaio Muslera acabou defendendo a cobrança do atacante Asamoah Gyan. O fato levou o jogo para a decisão por pênaltis e o Uruguai garantiu sua classificação às semifinais do Mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES