Sucesso do Fluminense na final do Carioca depende de ajuste de Odair

Time tem missão difícil contra o favorito Flamengo, mas mostrou virtudes que devem ser mantidas para decisão de quarta-feira

Técnico do Fluminense, Odair | Lucas Merçon/Fluminense FC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A postura do Fluminense voltou a surpreender no jogo de ida da final do Campeonato Carioca. Mesmo com a derrota por 2 a 1, o time deixou o gramado do Maracanã com motivos para ter confiança num duelo aberto diante do Flamengo, ainda favorito e com a vantagem do empate.

Para quarta-feira, às 21h (de Brasília), Odair Hellmann tem a missão de dar equilíbrio a um sistema que alternou entre força defensiva e pressão no ataque.

O que deve ser mantido?

O jogo apoiado nas pontas. Crucial para conter a subida dos laterais do Flamengo. Marcos Paulo, em especial, prendeu Rafinha na primeira etapa e criou chances. O garoto, aos poucos, cresce na função pelos lados do campo.

Odair, técnico do Flu com a missão de levar o título do Carioca nesta quarta (15)-Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

A velocidade na transição defesa-ataque. Não funcionou no primeiro tempo e deixou a equipe presa atrás, mas encaixou após o intervalo. Dodi chamou a responsabilidade e trouxe junto Yago e Nenê, que cresceram de rendimento.

O gosto pela posse de bola. O Fluminense não precisa abraçar a cultura do tiki-taka - teria dificuldades óbvias para tal -, mas pode chegar com troca de passes como fez no segundo tempo. Para não correr maiores riscos, basta aproximar os jogadores em campo.

O que precisa arrumar?

A avenida nas costas dos laterais. Gilberto e Egídio não podem abrir mão da característica ofensiva, mas não tem sistema defensivo que suporte as subidas durante 90 minutos. Odair precisa equilibrar o avanço e reforçar a cobertura com Hudson e mais um homem do trinco de meio.

Flu precisa diminuir buracos com Flamengo-Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

O espaço dos jogadores do Flamengo com a bola. O Fluminense sofreu o segundo gol por um erro coletivo num contra-ataque após um escanteio a favor - já tinha provado do veneno contra o Volta Redonda em lance semelhante. Até mais do que a falta de malandragem de Egídio, chamou a atenção a tranquilidade que teve Rafinha para fazer o lançamento. O time precisa diminuir o espaço do adversário, que tem peças capazes de resolver com tempo para pensar.

O jogo físico contra Pedro. O camisa 9 do Flamengo foi a principal ameaça ao sistema defensivo no 1º tempo. Matheus Ferraz teve dificuldades com a movimentação do atacante, que ainda aproveitou espaço deixado por Gilberto para balançar a rede. A possível volta de Nino pode ser determinante. Mais rápido, vai bem no duelo de contato e tem boa leitura.

O aproveitamento nas finalizações. Contra o sistema de Jorge Jesus, criar chances é raro. O Fluminense construiu cinco bons momentos, mas pecou no arremate e só guardou uma - sem tirar os méritos de Diego Alves. É pouco para quem quer traduzir o desempenho em vantagem no placar.

As substituições. O elenco é enxuto e até por isso as mexidas precisam ser eficazes, principalmente na reta final do jogo. Sem Wellington Silva (positivo no teste do coronavírus), Pacheco e Michel Araújo são as primeiras cartas. Yuri é a peça para contenção. Pelo desenho do duelo, Caio Paulista - nitidamente afobado - destoa. Foi assim na quarta e também no domingo. A força física não justifica os minutos a mais do que, por exemplo, Miguel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES