Surfista brasileiro relata salvamento de australiano na Indonésia

Bartlett sofreu uma forte queda e ficou três ondas debaixo d’água.

O surfista Ricardo Lopes usou a rede social Instagram para relatar um salvamento dramático do qual fez parte na ilha de Lombok, da Indonésia, na semana passada. Ele e mais alguns amigos brasileiros salvaram o surfista australiano Nath Bartlett da morte.

Bartlett sofreu uma forte queda e ficou três ondas debaixo d’água apagado, segundo Ricardo. Quando encontrado, estava muito machucado e sem pulso. Abaixo, o relato completo.

“Último swell grande em Desert Point (Indonésia) aconteceu um acidente grave com o surfista australiano @nathbartlett123. Após cair em uma onda, nath bateu muito forte com o rosto no reef e apagou, ficando três ondas debaixo d'água. Quando chegamos até ele a cena era triste, rosto muito machucado, corpo cheio d'água e sem pulso. Por um momento achei que perderíamos o amigo, mas um trabalho persistente em equipe fez a diferença. Após alguns minutos fazendo massagem cardíaca, ele deu seu primeiro suspiro e o pulso voltou. Queria agradecer a todos que nos ajudaram naquele momento, @renanfarias95 @usmantrioko @rodrigocardoso94 entre outros, eu estava tão adrenalizado q não conseguia ver quem tava lá, só pensávamos em salvar aquela vida. Graças a Deus deu certo. Também quero agradecer aos big riders @danilocouto11 @yusurf @patoteixeira @hawaiiecodivers que ao longo desses últimos cinco anos me ensinaram tudo que eu sei a respeito de salvamento na água”, postou Lopes.

Na mesma postagem, ele fez um alerta.

“Faço este post na intenção de alertar a todos os surfistas sobre a importância de saber fazer um resgate. Cursos de apneia e resgate são essenciais pra qualquer surfista. A gente acha que nunca vai acontecer com a gente, mas o surfe é um esporte muito perigoso e esse risco está mais próximo do que acreditamos. Temos que estar mais preparados para salvar uns aos outros. Obrigado a família e amigos do Nath que estão me mandando muitas mensagens. Muito feliz que tudo terminou bem e que agora você já esta em casa com sua mulher e seus filhos. Obrigado Senhor! #irmãosparaavida”, acrescentou.

“Muito feliz em ver o meu irmão @nathbartlett123 vivo e bem depois de ter sofrido um acidente daqueles na semana passada. Minha família será eternamente grata a esses três heróis (...)”, agradeceu Bayron Bartlett, irmão de Nath.


Fonte: Com informações do Extra