Surto de 25 casos de Covid deixa River Plate sem goleiros na Libertadores

Clube emite comunicado lamentando surto e diz que enfrentará o Santa Fé, nesta quarta, mesmo tendo apenas 10 atletas disponíveis.

surto | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio a um surto que gerou 25 casos simultâneos de Covid-19 no clube, sendo 20 deles jogadores, o River Plate confirmou que irá a campo nesta quarta-feira diante do Santa Fé, às 21h (de Brasília). O clube emitiu um comunicado indicando que cumprirá as definições da Conmebol e jogará contra a equipe colombiana mesmo tendo, neste momento, apenas 10 atletas liberados para atuar. E solicitou a inscrição de dois goleiros, como permite o regulamento.

"O River Plate informa que se ajustará ao regulamento da Conmebol, que estabelece que enquanto houver um mínimo de sete jogadores elegíveis a equipe deve comparecer para competir. Caso contrário, se estará sujeito às sanções previstas no regulamento", diz o comunicado.

Na nota, a diretoria cita todos os cuidados tomados para evitar casos positivos entre os jogadores desde o início da pandemia, em março do ano passado, e frisa que as medidas não foram suficientes para evitar o surto. O clube ainda destaca o contexto no qual está envolvido, com os números altos de casos na Argentina e na América do Sul.

River Plate registra surto com 25 casos de Covid - Foto: Getty Images

O River informa, ainda, que pediu para inscrever emergencialmente os goleiros Alan Díaz e Agustín Gómez - uma vez que o regulamento prevê esta possibilidade em situações de lesões graves. A Conmebol ainda não se posicionou se casos positivos de Covid-19 se encaixariam nesta previsão. O trunfo do River seria uma regulamentação da Fifa que pontua que casos de Covid-19 são considerados uma situação excepcional.

O River Plate chegou a 20 casos de Covid-19 entre os jogadores do elenco na última segunda-feira, após mais cinco atletas testarem positivo. Assim, ficou com apenas 12 atletas não-infectados pela doença - sendo que dois deles, Enzo Pérez e Pinola, estão lesionados. Ambos aguardam uma liberação do departamento médico: Pérez se recupera de problema muscular, e Pinola, de uma fratura no braço. O jornal "Olé" diz que Pérez não terá condição de jogo - ele também era uma opção para atuar como goleiro improvisado.

No último sábado, o clube confirmou o registro de 15 testes positivos no time. Nesta segunda, a imprensa argentina noticiou que os laterais Montiel e Alex Vigo, o volante Leonardo Ponzio, e os atacantes Lucas Beltrán e Flabian Londoño (apenas este não está inscrito na Libertadores) também estão infectados. Dos cinco, Montiel, Ponzio e Beltrán atuaram contra o Boca Juniors, no último domingo.

Caso a Conmebol não autorize a inscrição dos novos goleiros, o River começará o confronto contra o Santa Fé, nesta quarta-feira, já com um jogador a menos - e um deles improvisado como goleiro. Por conta do período obrigatório de isolamento, muitos dos desfalques podem se repetir no confronto contra o Fluminense, na semana que vem, em Buenos Aires.

As informações são do Globo Esporte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES