Taekwondo brasileiro vai com três atletas para Tóquio 2020

O Time Brasil chega a 174 atletas classificados para Tóquio 2020.

Icaro Miguel e Milena Titoneli venceram duas lutas no pré-olímpico da Costa Rica e garantiram as vagas nas categorias 80kg e 67kg, respectivamente, em Tóquio 2020 | CBTKD/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Time Brasil conquistou mais duas vagas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Após Edival Marques, o Netinho, assegurar sua classificação, agora foi a vez de Milena Titoneli (até 67kg) e Icaro Miguel (até 80kg). Eles venceram as duas lutas que fizeram no Pré-olímpico de Heredia (Costa Rica), e carimbaram o passaporte para o Japão. O país ainda teve outra chance de classificação, com Talisca Reis (até 49kg), mas ela acabou derrotada na luta decisiva. Com isso, o Time Brasil chega a 174 atletas classificados para Tóquio 2020.

Para conquistar a classificação, Icaro fez valer seu favoritismo e não deu chances para Miguel Ferrera de Honduras, na semifinal. O brasileiro impôs seu forte ritmo desde os primeiros minutos e, aplicando chutes na cabeça do adversário, Icaro logo abriu vantagem e encerrou o combate com 33 a 10.

"Vim para a competição com a vontade de fazer história e acho que em Tóquio vem muito mais. Já esperava um bom resultado, não só meu, mas de toda a equipe. Durante o combate decisivo, só pensava em fazer o que sei, que é chutar. Achei que a decisão seria um pouco mais dura, mas a luta desenvolveu depois que achei um golpe, consegui ampliar o placar e conquistar a vitória", disse o atleta de 24 anos, que, antes da luta da classificação, encarou Isiah Pollard (Trinidad e Tobago) e passou sem dificuldades: 22 a 3.

"Tenho uma vantagem que é conseguir ser mais forte que os adversários e acho que essa foi a minha maior qualidade, nos dois confrontos. Meu objetivo era conquistar essa vaga e agora é seguir fazendo história", completou.

Única brasileira no taekwondo

Milena Titoneli será a representante feminina do taekwondo brasileiro em Tóquio 2020. Ela derrotou Acosta Herrera (Cuba), por 7 a 5. Com rápida movimentação e pontos de soco, Milena saiu na frente e conseguiu ampliar vantagem usando a mesma estratégia.

"Senti um pouco de nervosismo no começo do dia, mas as coisas foram se encaixando e esse foi mais um passo na busca do meu sonho, que é ser campeã olímpica. A sensação de vencer foi muito parecida com a medalha no Mundial e nos Jogos Pan-americanos", comemorou Milena, de 21 anos.

Milena fez seu caminho ser mais tranquilo antes de chegar na semifinal. Na estreia contra Eliana Vasquez (Peru), fechou o combate por 20 a 0 e, ainda no terceiro round, por diferença de pontos.

"Na primeira luta, consegui colocar pressão e encaixar os golpes. Já na segunda, contra a cubana, segui toda a estratégia que fizemos, anulando a perna da frente dela e entrando com o soco. Estudamos muito a adversária e os movimentos saíram como planejado. A primeira coisa que queria era abraçar o Clayton (treinador do Brasil) e foi incrível olhar para cima e ver toda torcida que com certeza fez toda diferença. Foi muito bom também conseguir a vaga com o Icaro e toda a equipe."

Já Talisca Reis começou com uma virada emocionante contra Monica Pimentel, de Aruba, depois de estar por 4 a 2. Faltando menos de 10 segundos para o fim do combate, ela virou a luta para 7 a 4 e garantiu a vaga na luta decisiva. Mas contra Victoria Stambauch, foi a brasileira que acabou sofrendo nos minutos finais. Depois de conseguir abrir 3 a 0 no primeiro round, acabou não conseguindo manter o ritmo e foi derrotada por 5 a 4.

Os quatro atletas realizaram a preparação final para a competição no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro. (Fonte: COB)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES