Técnicos encaram pressão por cargo em clássicos

Silas e Rogério são mais ameaçados, mas Luxemburgo, Cuca e Felipão podem se complicar

Silas, Luxemburgo e Rogério. | Gazeta Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rodada deste final de semana do Campeonato Brasileiro, a 12ª da competição, reservará para domingo (1º) emoções de sobra para torcedores de oito dos 20 participantes da elite nacional, pois colocará frente a frente tradição, rivalidade e tensão em quatro duelos ?caseiros?.

Mais do que uma simples vitória sobre um arquirrival, sempre boa para embalar a equipe e ganhar moral, os técnicos de cinco das oito equipes envolvidas nos clássicos estarão colocando em jogo a tranquilidade para dar sequência ao trabalho ou até mesmo a própria permanência no cargo.

Nesse segundo caso encaixam-se Rogério Lourenço, do Flamengo, e Silas, do Grêmio. O treinador do rubro-negro carioca, adversário do Vasco às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, não venceu somente os dois últimos compromissos na competição, mas tem seu trabalho contestado e já vê até Diego Armando Maradona, ex-técnico da seleção argentina, ser ventilado como candidato ao seu posto.

Apesar de ameaçado, Lourenço garante estar tranquilo no cargo e confia na conquista de um bom resultado contra o único treinador ainda invicto na Série A, PC Gusmão (não perdeu pelo Ceará e pelo Vasco).

- Só temos a evoluir no campeonato. Vamos acertar o que for preciso para vencer o Vasco no domingo.

No Rio Grande do Sul, Silas, que em 2009 fez campanha brilhante à frente do Avaí e também teve início promissor no Olímpico, tem sua queda dada como praticamente certa caso o Grêmio tropece contra o Internacional, da sensação Celso Roth (acumula cinco vitórias desde que substituiu Jorge Fossati), no Beira-Rio, às 16 horas.

Sem vencer nos últimos cinco jogos, o Tricolor gaúcho está na zona de rebaixamento, em 18º lugar, e com os ânimos acirrados dentro do próprio elenco, com direito a uma forte discussão entre o atacante Jonas e o zagueiro Rodrigo após empate contra o Cruzeiro, na última rodada. Para o técnico Silas, que ouviu a torcida lhe dar um irônico ?adeus? diante dos mineiros, não há o que temer.

- Não sou homem de abandonar o barco e não temo nada. Ser demitido não é vergonha. Vergonha é não trabalhar. Estou tão triste quanto os torcedores e, se a diretoria achar que tenho que sair, farei isso como cheguei: pela porta da frente.

Um clássico, dois destinos ? O duelo entre Atlético-MG e Cruzeiro marcado para as 18h30 na Boca do Jacaré não deverá causar a queda imediata do treinador que perder o jogo, mas certamente aumentará a pressão sobre Vanderlei Luxemburgo, comandante do Galo, ou Cuca, que assumiu há pouco o Cruzeiro.

Ainda considerado um dos técnicos ?tops? do país, Luxemburgo venceu somente o lanterna Atlético-GO e o outro ?xará?, Atlético-PR, nas últimas nove rodadas. Nas sete restantes, perdeu para Internacional, em casa (2 a 1), Corinthians, fora (1 a 0), Fluminense, em casa (3 a 1), Grêmio, fora (2 a 1), Vitória-BA, fora (4 a 3) e Ceará, em casa (1 a 0), além de empatar sem gols com o Avaí, em Santa Catarina.

Apesar da campanha ruim, responsável por deixar o time na vice-lanterna da competição, Luxemburgo não perde a pose a confia em levar o Galo aos lugares mais altos da tabela.

- O importante para nós é a conquista do título. Estão cobrando o fato de estarmos na zona de rebaixamento, mas o espírito da equipe é de quem está buscando uma vaga na Libertadores e eu acredito nisso.

Cuca, por sua vez, chegou ao Cruzeiro vencendo seus dois primeiros desafios (Atlético-PR e Goiás), mas vem de tropeços ante Fluminense (0 a 1) e Grêmio (2 a 2). O técnico entrará para a partida com a missão de manter o bom retrospecto dos antecessores Emerson Ávila, Dorival Júnior e Adílson Batista contra o arquirrival. Junto, o trio acumula 12 vitórias e dois empates nas últimas 15 vezes que encararam o Atlético-MG (nove com Adílson).

- Eu quero poder começar. A sequência virá depois. À medida em que o jogo se aproxima, aumenta o friozinho na barriga.

Clássico em São Paulo terá ?jejum? e estreante: No Pacaembu, às 16 horas, dois velhos amigos estarão em lados opostos. Estreando como substituto de Mano Menezes no comando do Corinthians, o ex-zagueiro Adílson Batista terá pela frente seu antigo ?mestre?, Luiz Felipe Scolari.

Capitão de Felipão na conquista da Libertadores da América pelo Grêmio, em 1995, Adílson espera complicar ainda mais a vida do amigo no comando palmeirense. Desde que assumiu o comando alviverde pela segunda vez na carreira, Scolari ainda não venceu (empatou com Ceará e Botafogo e perdeu do Avaí).

Mesmo longe de ter seu cargo à frente do Alviverde ameaçado, Felipão sabe que um resultado negativo diante do maior rival deixará a torcida ainda mais desconfiada do verdadeiro poder de fogo da equipe para a sequência da temporada. Mas espera contar com a compreensão das arquibancadas.

- Peço paciência por parte da torcida, pois um projeto quando se monta não dá frutos de um dia para o outro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES