Temporada de saibro no tênis é cancelada e torneios voltam em junho

Grand Slam pode ser o único grande torneio a ser disputado em terra batida até o fim do ano

| Al Bello / Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temporada do tênis sofreu um novo baque nesta quarta-feira com os desdobramentos da crise pela pandemia de coronavírus. Após o adiamento de Roland Garros para setembro, a ATP e a WTA, federações internacionais responsáveis pelas competições masculinas e femininas, respectivamente, decidiram pelo cancelamento total da temporada de saibro. Com isso, os torneios retornam apenas em junho, em preparação para Wimbledon na gira de grama na Europa. Informações do site GloboEsportes.com

Segundo comunicado enviado aos jogadores e torneios, a decisão se dá pelo momento vivido pelo mundo no enfrentamento à pandemia pelo novo coronavírus. Assim, todos terão mais tempo para que a crise seja contida e as competições possam voltar à normalidade, uma vez que recebem atletas de todo o mundo.

Com isso, não serão disputados os torneios ATP de Munique, Estoril, Genebra e Lyon, os WTA de Strasburgo e Rabat, além de Madri e Roma, disputados em conjunto nos níveis Masters 1000 de Premier. Antes disso, outras competições já haviam sido canceladas, sendo as principais na gira americana de quadra dura, em Indian Wells e Miami.

Se não houver novas decisões em relação a cancelamentos, o circuito do tênis volta a ser disputado a partir de 8 de junho com o ATP de Stuttgart, na Alemanha, o WTA de Nottingham, na Inglaterra, além de s-Hertogenbosch, na Holanda, que envolve torneios masculino e feminino.

O anúncio ainda explica que os rankings de ATP, WTA e ITF serão congelados até segunda ordem. Com isso, os jogadores vão manter seu pontos e posições até o retorno das competições. Como esses pontos serão defendidos na temporada seguinte ainda não foi explicado ou definido pelas organizações.

As Olimpíadas de Tóquio também seriam afetadas na competição de tênis com a nova decisão. Isso porque os rankings que contariam para o torneio olímpico seriam os de 8 de junho. Sem competições até essa data, nada foi definido se um novo "deadline" será imposto para classificar os jogadores. Se a data for mantida, ficam valendo os rankings atuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES