Tenista Novak Djokovic é liberado de detenção na Austrália

Tenista foi confinado após ser barrado em aeroporto por não ter se vacinado contra a Covid

tenista | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça da Austrália determinou, nesta segunda-feira (10/1), a libertação do tenista Novak Djokovic. Responsável pelo caso, o juiz Anthony Kelly, ordenou que “todas as providências necessárias sejam tomadas para liberar o requerente imediatamente”. Além disso, o passaporte do esportista e outros documentos pessoais devem ser devolvidos ao sérvio, impedido de entrar no país por não ter se vacinado contra a Covid.

O advogado do governo australiano, Christopher Tran, no entanto, afirmou que, mesmo com a decisão, o ministro de Imigração, Cidadania, Serviços a Imigrantes e Relações Multiculturais, Alex Hawke, pode usar seus poderes especiais para cancelar o visto e deportar Djokovic. Se isso ocorrer, o sérvio pode ficar sem poder entrar no país por três anos.

Tenista Djokovic (Foto: reprodução) 

Djokovic chegou ao país na última quarta-feira, mas acabou barrado no aeroporto ao apresentar um atestado de isenção de vacina, que não foi reconhecido como válido pelas autoridades locais.

O tenista número um do mundo vive uma verdadeira novela na Austrália

Ele chegou a receber um atestado do governo estadual de Victoria e da organização do Aberto da Austrália, após fornecer informações de exames feitos com painéis médicos independentes. Assim, conseguiu a aprovação do visto, mais tarde revogada pelas autoridades federais.

O governo australiano controla a entrada de estrangeiros exigindo a comprovação de vacinação contra Covid, mas aceita receber pessoas não vacinadas quando comprovada a isenção médica.

As exceções incluem pessoas que não tomaram o imunizante para não piorar um quadro clínico grave causado por outra doença ou aquelas que apresentaram reação grave na primeira dose. Já o argumento da contaminação recente tem gerado debate e será avaliado pela Justiça.

Após ser barrado, Novak Djokovic ficou confinado em um hotel especial da imigração australiana, reservado a refugiados. Esta é a primeira vitória do número um do tênis mundial na Justiça após ele chegar em Melbourne para disputar o Aberto da Austrália.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES