Timão e Jô são condenados em ação movida pelo Nagoya Grampus

Entidade determina que clube asiático seja indenizado em mais de R$ 18 milhões

A defesa de Jô promete recorrer da condenação na Corte Arbitral do Esporte (CAS) | RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fifa deu ganho de causa ao Nagoya Grampus, do Japão, em ação movida contra o atacante Jô e o Corinthians. Nesta terça-feira, a entidade comunicou que o jogador e o Timão têm de indenizar o clube asiático em 3,4 milhões de dólares (aproximadamente R$ 18,3 milhões na cotação atual).

A defesa de Jô promete recorrer da condenação na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Procurado, o Corinthians alegou que "tem dez dias para solicitar os fundamentos da decisão para a FIFA e assim tomar as providências necessárias."

A condenação foi noticiada inicialmente pelo "Esporte Interativo" e confirmada pelo ge. Informações do site GloboEsportes.com

A defesa de Jô promete recorrer da condenação na Corte Arbitral do Esporte (CAS)

A defesa de Jô acredita que no CAS será possível reverter a decisão, visto que, diferentemente do que acontece na Fifa, nesta corte é possível arrolar testemunhas e apresentar uma defesa mais ampla. O advogado do jogador também entende que o Corinthians não tem de ser parte no processo, uma vez que foi o Nagoya quem pediu a rescisão de contrato do jogador e não o contrário.

Jô tinha vínculo com o Nagoya Grampus até dezembro deste ano. O clube japonês alega ter havido abandono de emprego do atacante e, por isso, não só suspenderam os pagamentos a ele a partir de abril, como também entraram com uma ação na Fifa pedindo uma indenização referente ao valor restante do contrato até dezembro.

O desentendimento de Jô com o Nagoya Grampus começou em fevereiro, quando o jogador machucou o joelho esquerdo. É o que explica o advogado do atleta:

– O treinador do Nagoya entendeu que o Jô tinha que ficar no Japão, mesmo com o clube fora para pré-temporada. Só que os fisioterapeutas e médicos viajaram com o time, estavam fora do País. O Jô entendeu que não iria se recuperar bem, precisava de uma fisioterapia que fizesse efeito e veio ao Brasil se tratar no Flamengo. Ele custeou a viagem para ter um tratamento melhor – comenta Breno Tannuri.

Semanas depois, Jô voltou ao Japão com Cláudia, esposa dele, mas não foi relacionado para as duas primeiras partidas da temporada. Na sequência, o campeonato local foi suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus.

– Ele deixou os filhos no Brasil com os avós. Só que começou um "zum-zum-zum" de que os estrangeiros não poderiam sair do Japão. Quando falaram que seria fechada a fronteira, o Jô disse: "eu preciso voltar". Isso foi em abril. Então, eles voltam ao Rio de Janeiro – conta o advogado.

O Nagoya Grampus havia liberado os atletas para ficarem em casa, mas não para deixarem o Japão. Assim, semanas depois, Jô foi avisado pelo clube de que seu salário estava suspenso.

Segundo o advogado de Jô, o atacante respondeu essa notificação e explicou o motivo da volta ao Brasil. As alegações, porém, não foram suficientes para convencer os asiáticos.

– Ele tinha que receber entre o final de abril e o começo de maio um bônus de 1 milhão de dólares, previsto em contrato. O que acontece é que, quando ele fala para o tradutor, numa quinta à noite, que voltaria ao Japão na segunda-feira, os diretores mandam uma notificação para o Jô no dia 2 de maio falando que o contrato estava rescindido. Se ele volta para o Japão, o Nagoya teria que pagar os salários e essas luvas de 1 milhão de dólares – revela Tannuri.

O advogado de Jô concorda que o atacante poderia ser punido pela volta ao Brasil, mas alega que não havia justificativa para o rompimento de contrato. Breno Tannuri afirma que o atleta não perdeu treinamentos e nem havia motivo para tanta pressa, visto que o campeonato local só será retomado no próximo mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES