Time cobra resposta por pênalti não marcado

Atlético-MG exige acesso aos áudios e vídeos da tecnologia de arbitragem

Gil e Vargas Corinthians x Atlético-MG | Marcos Ribolli
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O VAR novamente é um ponto central no Campeonato Brasileiro. No último sábado, o Atlético-MG venceu o Corinthians, mas deixou o jogo em São Paulo cobrando um pênalti não marcado de Gil em Vargas no início da partida. A diretoria do clube mineiro fez um protesto formal na CBF, exigindo acesso às conversas da equipe de arbitragem no lance ignorado, bem como o afastamento dos árbitros. O ge teve acesso ao ofício (veja abaixo) encaminhado à CBF no domingo. Informações do site GloboEsportes.com

Gil e Vargas Corinthians x Atlético-MG

"Aconteceu um verdadeiro escândalo na arbitragem do jogo acima referido" (diz parte do ofício do Atlético)

O duelo Corinthians 1x2 Atlético foi comandado por Rodrigo Dalonso Ferreira (SC) e teve Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ - no comando do VAR). No documento do Atlético, o presidente Sérgio Sette Câmara e o vice Lásaro Cândido (que assinam o texto), citam uma "sugestão de falta de isonomia" do árbitro de vídeo, uma vez que a atuação do VAR em lances do jogo Palmeiras x Fluminense foram divulgados.

Sette Câmara já havia protestado contra a arbitragem logo após o confronto da 21ª rodada. Já Lásaro postou vídeo no Twitter também comentando o caso.

- Causa estranheza que no mesmo dia, no jogo realizado às 21h30min entre Palmeiras e Fluminense, algumas jogadas daquele jogo tiveram o áudio ao vivo divulgado, sugerindo comportamento não isonômico e lançando dúvidas quanto ao cumprimento dos protocolos e as regras básicas de arbitragem, inclusive em relação ao VAR - diz parte do ofício do Galo.

Outra petição do Atlético no ofício é que o presidente de arbitragem da CBF, o ex-juiz Leonardo Gaciba, venha a público se posicionar a respeito da falta de Gil em Eduardo Vargas dentro da área do Corinthians. O Galo cobra, além da marcação do pênalti, a também expulsão do zagueiro do Timão. Gaciba e o presidente da CBF, Rogério Cabloco, são os dois destinatários do ofício.

- Aconteceu um verdadeiro escândalo na arbitragem do jogo acima referido, em que o árbitro de campo, com visão frontal do lance aos quatro minutos, deixou de assinalar uma penalidade máxima, não tendo tampouco aplicado o cartão vermelho pelo “agarrão” feito pelo zagueiro Gil do Corinthians.

O Atlético também se refere a Gaciba pois o mesmo chegou a dar entrevista ao SporTV afirmando que o VAR errou em lance no qual o atacante Luciano, do São Paulo fez um gol contra o Galo, anulado pela arbitragem por impedimento. Tal situação levou a direção do São Paulo a ir pessoalmente na CBF e pressionar, trocando membros da escala de arbitragem do jogo contra o Grêmio (fato que já havia gerado preocupação da direção atleticana).

Medidas cabíveis

No ofício, o Atlético reforça o direito de ter acesso aos áudios e vídeos do VAR no jogo contra o Corinthians, até para "estudar as medidas adicionais cabíveis, inclusive perante o STJD, se for o caso".

O Atlético vem sendo sucessivamente prejudicado em lances capitais e elementares e espera transparência, lisura e respeito da Comissão de Arbitragem.

O Galo também requer urgência da CBF em tratar o assunto, citando que o time de Sampaoli entrará novamente em campo pelo Brasileiro nesta quarta-feira, em jogo atrasado da sexta rodada, contra o Athletico-PR, no Mineirão - a arbitragem é de Dyorgines Andrade (ES) e o VAR será de Rodrigo Nunes de Sa (RJ): "(O Atlético) teme pela não observância dos protocolos e que seja mais uma vez gravemente prejudicado em lances capitais".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES