Times aguardam aval do governo para iniciar volta do Carioca na quinta

Fluminense e Botafogo mantêm posição contrária ao retorno imediato de partidas sem público. Tricolor antecipa ação na Justiça. Botafogo deve seguir mesmo rumo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) definiu as datas para o retorno dos jogos sem público do Campeonato Carioca - paralisado desde 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.

Rubens Lopes, presidente da Ferj, é a favor da retomada dos jogos — Foto: Divulgação/Ferj 

Em reunião virtual que iniciou no final da tarde de segunda-feira e terminou na madrugada de terça-feira, dirigentes da entidade e de clubes apontaram possibilidades enquanto aguardam a aprovação por parte de autoridades governamentais e sanitárias do protocolo Jogo Seguro.

Por votação da maioria, a recomendação de Rubens Lopes, presidente da Ferj, de retomar as partidas a partir de sábado (20 de junho), foi aprovada. Porém, esta posição teve um adendo: os clubes que entrassem em acordo, poderiam antecipar em até dois dias. Desta forma, Bangu e Flamengo, duas das primeiras equipes que voltaram a treinar, toparam se enfrentar na quinta-feira (18 de junho). Este, portanto, seria o primeiro duelo a ser disputado da quarta rodada da Taça Rio.

O estado do Rio de Janeiro tem 7.728 mortes e 80.946 casos confirmados de Covid-19, números divulgados nesta segunda. A taxa de letalidade de 9,55% é a maior do país.

Rodrigo Dunshee de Abranches, vice geral e da do Flamengo, comemorou a decisão em uma rede social. O Flamengo foi representado na reunião pelo diretor de futebol Bruno Spindel e Cacau Cotta.

A decisão, porém, está longe de selar entendimento. Botafogo e Fluminense, que se mantiveram contrários ao retorno imediato, defenderam que a bola rolasse somente em julho, o que daria mais tempo para redução do número de mortos. Mas foram votos vencidos.

-Como ainda não concluíram os testes para a Covid-19, algo exigido pelo protocolo médico, e tampouco retomaram treinos presenciais, pela proposta aprovada, jogariam um pouco mais tarde. Com a primeira partida no dia 22.

 A se confirmar a obrigatoriedade de jogar sem preparação adequada, não descartam recorrer a instâncias da Justiça Desportiva e até mesmo da Justiça Comum. Como as datas marcadas (22 e 24) para o retorno dos nossos jogos são inaceitáveis, do ponto de vista da saúde de nossos atletas, não vamos a campo e vamos buscar as medidas na justiça desportiva para fazer valer o que é certo, já que se trata de um estado de calamidade pública - disse Mário.

- Acionei o Departamento Jurídico assim que acabou o Arbitral. O Botafogo vai buscar defender os seus interesses caso as datas apresentadas sejam confirmadas. O futebol impacta sobremaneira a vida das pessoas e a mensagem para a sociedade que se deveria passar, nesse momento, não é de competição ou disputas - acrescentou Mufarrej.

A Ferj ainda tem esperança de chegar a consenso na continuação da reunião, nesta terça-feira, às 20h. Uma nova data pode ser encontrada para a dupla insatisfeita. Como toda a tabela não foi definida, o arbitral foi remarcado para esta terça. A partir das 20h, a reunião terá continuidade.

Ficou definida também uma novidade quando a bola voltar a rolar: o número de substituições permitidas subiu de três para cinco - com, no máximo, três paralisações para trocas de atletas. A Ferj e os clubes esperam o aval do governo do Estado e entendem que a prefeitura do Rio vai confirmar a liberação de partidas sem público na Fase 2 da flexibilização, marcada para iniciar na quarta-feira (17 de junho).

As datas sugeridas para os jogos dos quatro grandes

Flamengo 18 e 25 de junho

Fluminense 22 e 26 de junho

Botafogo 22 e 26 de junho

Vasco 21 e 24 de junho

A Ferj só confirmou as datas da quarta rodada (claro que ainda espera aval das autoridades, o que deve sair). Em nota de 2h07, a federação se manifestou:

"No Conselho Arbitral realizado virtualmente nesta segunda-feira (15/06), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca de 2020 debateram assuntos pertinentes ao retorno da competição.

O presidente da FERJ, Dr.Rubens Lopes, reafirmou que não abre mão dos pilares preservação da saúde individual e coletiva e contribuir ao combate à disseminação da COVID-19; obediência às determinações das autoridades; e observância do Protocolo rigoroso e técnico com bases científicas.

Todos os presentes debateram, democraticamente, as sugestões das datas de reinício da Taça Rio, a ser iniciada após aval oficial do governo. Caso este não venha até o dia 17, assim que acontecer a Taça Rio será retomada no dia seguinte. A sugestão de datas foi aprovada pela maioria.

Dia 18 - Bangu x Flamengo

Dia 19 - Portuguesa x Boavista

Dia 21 - Vasco x Macaé; Madureira x Resende

Dia 22 - Fluminense x Volta Redonda; Botafogo x Cabofriense

Após a discussão, os clubes decidiram continuar nesta terça-feira, às 20h, o Conselho Arbitral. No decorrer da reunião, os clubes aprovaram também o atestado de saúde, alteração para 5 substituições com três paralisações na partida, a flexibilização para utilização de jogadores não profissionais, revisão da inscrição de atletas para a Taça Rio e voltarão a debater ainda o destino de uma vaga na Copa do Brasil."

Quais os jogos faltantes da Taça Rio?

O campeonato foi paralisado faltando duas rodadas para a fase de classificação da Taça Rio ser finalizada. Pela quarta rodada, as partidas são as seguintes:

Botafogo x Cabofriense

Bangu x Flamengo

Portuguesa x Boavista

Fluminense x Volta Redonda

Madureira x Resende

Vasco x Macaé

Pela quinta rodada, as seguintes:

Flamengo x Boavista

Bangu x Cabofriense

Portuguesa x Botafogo

Vasco x Madureira

Volta Redonda x Resende

Macaé x Fluminense

Como foi a reunião?

Botafogo e Fluminense, que sempre se posicionaram contra a volta das atividades imediatamente, foram representados pelos seus presidentes - Nelson Mufarrej e Mário Bittencourt, respectivamente. No sábado, os dois clubes não participaram de uma reunião feita pela Ferj com apenas alguns clubes. Alexandre Campello (presidente do Vasco) e Cacau Cotta e Bruno Spindel (dirigentes do Flamengo) também se fizeram presentes. Marcelo Jucá, presidente do TJD, integrou o grupo além de representantes dos times de menor investimento.

A reunião começou com atraso de quase uma hora - previsão de início era 17h. E se estendeu, após uma paralisação entre 22h e 23h. Conforme relatos de presentes, o Flamengo insistiu para jogar na quinta-feira mesmo sem a liberação de autoridades e apesar da sugestão de Rubens Lopes, presidente da Ferj, de retomar as partidas a partir do dia 20 - o Rubro-Negro foi o primeiro clube a deixar a quarentena, em 20 de maio, inclusive antes da liberação da prefeitura do Rio.

Mário e Campello divergiram asperamente quando o primeiro pediu 15 dias para treinar - o elenco tricolor trabalha remotamente e ainda sequer foi testado para a Covid-19. Situação parecida com a do Botafogo, que fez os testes (ainda sem resultados), mas ainda não marcou data da reapresentação. Por isso, Flu e o Bota mantiveram a posição de voltar as partidas apenas em julho. O Vasco, que após ter 16 jogadores diagnosticados com o vírus, quer a volta imediata e treina em São Januário desde o início do mês.

A situação dos times de menor investimento

Portuguesa - Voltou a treinar dia 27 de maio.

Bangu - Voltou a treinar dia 26 de maio.

Madureira - Voltou a treinar dia 27 de maio.

Boavista - Voltou a treinar dia 3 de junho.

America - Voltou a treinar nesta segunda (15 de junho).

Macaé - Está treinando remotamente. Aguarda definições do arbitral.

Cabofriense - Time se reapresentou nesta segunda (15 de junho) e testou o elenco. Aguarda definições do arbitral para avaliar retorno aos treinos.

Americano - Clube parado. Aguarda definições do arbitral.

Nova Iguaçu - Está treinando apenas remotamente. Aguarda definições do arbitral.

Friburguense - Não volta mais aos treinos este ano porque não tem calendário, já que terminou sua participação no Campeonato Carioca e a Copa Rio foi cancelada.

Volta Redonda - Realizou, esta segunda (15 de junho), sanitização da sede. Ainda não retomou os treinos.

Resende - Voltou a treinar na semana passada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES