Tite confirma Willian na direita e Miranda como capitão

Brasil busca a classificação para as oitavas contra a Sérvia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fim do mistério - e sem surpresas antes de duelo decisivo na Copa do Mundo. Na coletiva de imprensa desta terça, no Estádio do Spartak, Tite confirmou a equipe que encara a Sérvia, nesta quarta, às 15h (de Brasília), sem mudanças em relação ao Brasil que venceu a Costa Rica por 2 a 0.

Alisson; Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Willian, Paulinho, Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. Miranda será o capitão da seleção brasileira.

- (A Sérvia) tem a característica, sim, de bola aérea ofensiva, mas também a qualidade técnica individual. Jogadores de alto nível também. Temos a condição de poder neutralizar, evitar situações próximas, de faltas laterais, encurtar ou bloquear, e tirar proveito de alguma situação. Uma altura maior vai perder alguma coisa, a vida é assim. Estrategicamente vamos buscar. A equipe é a mesma - disse o treinador.

Acostumado a trabalhar com emoção, Tite mostrou tranquilidade ao falar do momento de pressão esperado no duelo decisivo desta quarta-feira. A emoção, segundo o treinador, é um ingrediente indispensável, assim como foi na estreia no comando da Seleção, contra o Equador, pelas Eliminatórias.

“Quero colocar para toda a nação brasileira. Estou em um posto, não sou... No primeiro jogo contra o Equador, o Tite chorou. O Tite chorou. Quando liguei para minha esposa, chorei de alegria, de satisfação, porque é nossa característica emocional. Chorei de prazer, de orgulho, de um momento de tanta pressão fazer um grande jogo.”

- Tenho muito cuidado em fazer associações, só estou mostrando o outro lado. Entende que razão e emoção tem que estar equilibradas, e que há o momento do gelo, da calma, da lucidez. De manter padrão. O que é manter padrão? Aos 91 do segundo tempo, fazer um gol do jeito que a equipe está acostumada a jogar. A produção, principalmente do segundo tempo, e nesse quesito emocional me deixaram contente. Se vencer, ela se fortalece dentro de uma ideia que tem. E ela não abriu mão da sua ideia.

Após vitória contra a Costa Rica e empate na estreia com a Suíça, o Brasil lidera o Grupo E, com quatro pontos.

Veja mais trechos da coletiva de Tite:

Baixo aproveitamento nas finalizações

"Um dos motivos que fiquei feliz é porque das 23 finalizações, foram dez no gol. E por isso venceu, porque pôs o Navas para trabalhar. Aquele nível de aproveitamento, a gente pega uma observação quantitativa para uma análise qualitativa. Representa uma concentração maior e uma eficiência. Isso me basta".

A Sérvia pode ser um novo Tolima na sua vida?

"Pode. Todas as situações são possíveis. E eu não as descarto. Todo aprendizado que trouxe do passado... Com uma diferença. Também já estou há dois anos e pouco com essa equipe. Quando acabou o segundo tempo, me orgulhou. Porque normalmente chega 30 minutos do segundo tempo, bate desespero, há quebra de padrão, tu quer quebrar situação. Quando se manteve... 'Nós vamos fazer, não é possível'. Hoje tenho dois anos de participações, 23 jogos. É pouco em relação ao Low. Eles ganharam aos 50 do segundo tempo, mantendo padrão. Aquilo que não tinha contra o Tolima, hoje tenho forte. Mas pode ser. É da vida", responde o técnico à referência sobre a eliminação precoce na Libertadores no comando do Corinthians, em 2011.

Neymar

"O Neymar só está nesse estágio de recuperação porque é bem dotado fisicamente, fora dos padrões normais. Caso contrário, não estaria. Não vim aqui para defender ninguém. Tanto é que quando foi bem contra a Croácia, houve toda uma situação, e eu disse 'calma'. Se pegarem o mapa de calor contra a Suíça, é um. Contra a Costa Rica, tanto as jogadas de flanco, quanto por dentro, aumentou consideravelmente. Talvez mais um jogo ele esteja em sua plenitude. Não é dada a ele responsabilidade excessiva em cima de sucesso e insucesso. Cada um de nós tem sua responsabilidade, o conjunto resolve".

Italiano Fabio Capello disse que Neymar tem simulado faltas. O que você tem a dizer?

"O Capello está como comentarista ou como técnico? (Após resposta de que o italiano é comentarista) Capello, pra ti, ó. De técnico pra técnico, foi pênalti! Foi pênalti (em cima de Neymar contra a Costa Rica)".

Manutenção de Paulinho e Willian no time

Eles têm condição de crescer, como cresceu o segundo tempo da equipe. Ela vai se harmonizando. OIha a trajetória do Willian e do Paulinho. Olha o quanto foram consistentes e decisivos. Não posso desconsiderar isso. O foguetinho vai para um contra um direto. Ou dá para esquecer o jogo do Paulinho contra o Uruguai? Foi construído nesses 23 jogos.

Temos que ajustar, e a valorização é sempre dos atletas. Não podemos ficar trocando. É que sempre se tem uma cultura, não sei se brasileira ou latina, de que sempre o melhor é o que não está. A gente sabe do momento em que pode fazer as trocas ou não. Assim como fizemos com Douglas e Firmino".

Lesão de Douglas Costa

"A matilha precisa do lobo, e o lobo precisa da matilha. O conjunto de lobos não é matilha, é alcateia. Eu só me flagrei na terceira vez. Precisamos dos atletas nas suas melhores condições, e ele foi extremamente importante. A característica que ele empresta pode contribuir. Exemplo do Firmino. Tu precisas de peças diferentes.

Essas peças todas, essa engrenagem vai se moldando. Eu reputo à infelicidade, ele é jogador de torque, de aceleração, de velocidade. Nossos índices de maior velocidade foram 25% maiores do que contra a Suíça. Ele entrou com essa necessidade, talvez tenha influenciado. É circunstância de jogo. Vamos perder, vamos ganhar, como estamos ganhando outros atletas".

Correções internas

"Os erros que cometemos, o técnico não externa. Quando era boleiro, não me expunham. Podem ter certeza de que teremos discernimento e não vamos nos omitir em relação a isso. Entre ter mau prestígio e má consciência, prefiro ter mau prestígio. Não vou me omitir de fazer as coisas corretas".

Torcida e Canarinho Pistola

"O carinho é inigualável. Só quem está do outro lado sabe o quanto esse calor nos acalenta também, nos acaricia, nos reconforta. A gente tem essa noção. Todos nós queremos. Sei que vocês trabalham e também querem uma sequência profissional. Estive um pouquinho do outro lado. Esse carinho nos fortalece em relação a isso. O Canarinho é uma figura, cara. Ele tem um carisma próprio, parece que não é uma figura. Olha para o olho dele, o gestual, me falta a palavra. Carisma, carisma".

Possível adversário nas oitavas

"Não podemos pensar nisso e não estamos pensando. A equipe se fortalece dentro da competição. Estrategicamente, estou procurando palavras do vocabulário para criar uma descontração, para que a situação possa fluir de forma tranquila. Mas não estou tranquilo, a expectativa é muito alta. Tem a qualidade da Sérvia, os méritos deles".

Está mais leve?

"A passagem dos dias. Quando olho para traz e vejo toda a trajetória que nossa seleção fez, o momento que estivemos juntos. Quando começamos a nos lembrar. Quando começo a lembrar todo o passado, a construção dessa campanha. A necessidade da força de cada um, de equilíbrio emocional, para chegar até aqui. A comissão técnica e o quanto a gente procura se preparar bem me gera expectativa, mas me gera confiança.

Essa equipe está calejada suficientemente para jogos importantes. Fomos jogar contra a Colômbia, saímos ganhando, a Colômbia empatou e cresceu no segundo tempo. Cheguei no intervalo e disse que tinha que manter o nível de concentração alto. Tu vai construindo. Não é um discurso vão, otimista. Está embasado. Trinta anos de bagagem, de estrada".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES