Tite deve mudar todo o meio-campo hoje contra Camarões

Brasil e Camarões se enfrentam às 17h30 (de Brasília) desta terça

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As entrelinhas da entrevista coletiva em que Tite revelou cinco escalados para o amistoso da seleção brasileira contra Camarões mostram sua preocupação com o meio-campo. Brasil e Camarões se enfrentam às 17h30 (de Brasília) desta terça-feira.

Na avaliação da comissão técnica da vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai, os maiores problemas estiveram nesse setor. Na Copa do Mundo também foi assim. As soluções encontradas para tentar melhorar o desempenho devem ser o recuo de Arthur e as entradas de Allan e Paulinho.

Tite não confirmou, mas é com o ex-gremista de primeiro volante, na função habitualmente exercida por Casemiro, que ele pretende dar mais mobilidade à equipe. Allan estreou na última sexta-feira, durante o segundo tempo, e impressionou pelo conhecimento da posição.

Ao comentar as dificuldades no setor, Tite lamentou as ausências de Coutinho (machucado) e Paquetá (ausente por jogar no futebol brasileiro), e, sutilmente, deu dicas do caminho a ser tomado no último jogo de 2018.

– Coutinho e Paquetá são os jogadores que sentimos mais falta, pela criação e chegada à frente. O Paulinho se adaptou agora a essa função. Ficamos com deficiência nesse aspecto. Procuramos elaborar e dar um ponto de equilíbrio, respeitando posições e funções. Allan é do lado direito, e tentar encontrar um espaço melhor para o Arthur. Se ele é o primeiro (jogador de meio-campo) ou o segundo, de articulação. E não mexer no sistema, senão fica uma salada de fruta e a oportunidade acaba virando uma fria – analisou Tite.

Chama atenção o tamanho da lamentação por não poder contar com Paquetá. Em dois jogos pela Seleção, além dos treinos e jogos acompanhados do Flamengo, ele provou à comissão técnica que pode, sim, ser uma solução para a carência criativa do meio-campo.

Além do conhecimento da posição de Allan, Tite e seus auxiliares querem entender em que região do campo Arthur pode dar maior colaboração. Contra o Uruguai, ele foi recuando ao longo do tempo e rompeu a conexão que teria de fazer com os jogadores mais ofensivos.

No ataque, não faltam opções pelo lado direito. Richarlison e Gabriel Jesus, que não são prioritariamente jogadores dessa função, atuaram recentemente por ali, mas dessa vez a vaga que foi de Douglas Costa no jogo passado deve ficar com Willian, um especialista. Sua presença também aumenta a chance de criação, só que pela linha de fundo.

A partida contra Camarões será a última do Brasil em 2018, ano marcado por apenas uma derrota, mas dolorosa, nas quartas de final da Copa do Mundo, para a Bélgica. Em 14 jogos até aqui, a Seleção venceu 12, empatou um e perdeu um.

Tite sabe que os bons resultados só serão sustentados com títulos. O próximo a ganhar é o da Copa América, e essa nova formação a ser testada diante de Camarões é uma alternativa para que ele possa ter um desempenho à altura de sua expectativa. A missão do Brasil nesta terça-feira é criar muito mais do que nos desafios anteriores.

BRASIL x CAMARÕES

Local: MK Stadium, em Milton Keynes

Data e horário: terça-feira, às 17h30 (de Brasília)

BRASIL: Ederson, Danilo, Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Arthur, Allan e Paulinho; Willian, Neymar e Firmino. Técnico: Tite.

Reservas: Alisson, Gabriel Brazão, Fabinho, Dedé, Miranda, Filipe Luís, Walace, Renato Augusto, Rafinha, Douglas Costa, Richarlison e Gabriel Jesus.

CAMARÕES: Onana, Fai, Onguené, Ngadjui e Bong; Manjdeck, Malong e Zambo Anguissa; Nkambi, Choupo-Moting e Bassogog. Técnico: Clarence Seedorf

Arbitragem: Michael Oliver, auxiliado por Stuart Burt e Constantine Hatzidakis (todos da Inglaterra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES