Tite escala ataque e dá novo nome a Firmino: \“Verdadeiro 9\”

Técnico da Seleção é só elogios ao colega alemão e ao atacante.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tite não esconde sua admiração por Jürgen Klopp. Embora reconheça o futebol do Manchester City, de Pep Guardiola, como o mais bonito do mundo, o técnico da seleção brasileira repete elogios ao Liverpool do alemão. Tanto que uma das metas do amistoso contra o Uruguai, nesta sexta-feira, é fazer seu ataque funcionar tão bem como o de Klopp, com Firmino como “verdadeiro 9”.

Essa foi uma nomenclatura que Tite adotou pela primeira vez, na semana passada, para demonstrar sua admiração pela versatilidade do atacante da Seleção. Considerado “falso 9”, como se chama centroavantes que saem da área para participar da construção ofensiva e criam espaços aos companheiros, Firmino é um dos protagonistas desse Liverpool que tanto enche os olhos de Tite.

– Klopp faz um trabalho extraordinário, é bonito ver jogar, como ele verticaliza. Mesmo perdendo jogadores como Coutinho, mantém o alto nível e reorganiza a equipe – disse Tite na última quinta-feira, véspera do amistoso.

Se no Liverpool Firmino cria buracos para Mané e Salah aproveitarem, no Brasil os beneficiados maiores podem atender pelos nomes de Douglas Costa e Neymar. Ter dois jogadores velozes e que costumam atuar em direção ao gol é uma necessidade, na visão de Tite, para preencher essas lacunas abertas pelo “verdadeiro 9”.

"Se tu traz o Firmino, ele joga dentro da área e sai para fazer combinações inteligentes. Chamam de falso 9, mas para mim é verdadeiro 9", analisou Tite.

Nessa “emulação”, Neymar é como se fosse Salah, ambos mais técnicos e pensadores, enquanto Douglas Costa se assemelha a Mané.

Tite não espera que as equipes se comportem da mesma maneira, até porque, principalmente no meio-campo, têm jogadores de características diferentes. Mas tem em Klopp um bom modelo de “jogar bem”, exigência que tem repetido há mais de dois anos na seleção brasileira.

BRASIL x URUGUAI

Local: estádio do Arsenal, em Londres

Data e horário: sexta-feira, às 18h (de Brasília)

BRASIL: Alisson, Danilo, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Walace, Arthur e Renato Augusto (Paulinho); Douglas Costa, Neymar e Firmino. 

Técnico: Tite.

Reservas: Ederson, Gabriel Brazão, Fabinho, Dedé, Pablo, Alex Sandro, Allan, Paulinho (Renato Augusto), Rafinha, Willian, Richarlison e Gabriel Jesus.

URUGUAI: Campaña, Mathias Suárez, Cáceres, Velázquez e Laxalt; Torreira, Vecino, Bentancur e Carlos Sánchez; Cavani e Luis Suárez. 

Técnico: Oscar Tabárez

Arbitragem: Craig Pawson, auxiliado por Steve Child e Ian Hussin (todos da Inglaterra)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES