SEÇÕES

Torcedora do Bahia denuncia racismo em montagem : 'É crime'

O órgão havia denunciado a discriminação.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Ainda tem gente que acha que time é tudo igual". Ao lado de uma montagem de fotos com torcedoras do Bahia e do Grêmio, a frase viralizou pelo WhatsApp e resultou no desabafo de Edna Matos, de 53 anos, contra o racismo e o machismo. Fã dos jogos em estádio, a baiana descobriu que uma foto com sua filha, as duas negras, havia sido comparada com a de cinco jovens brancas no Facebook da Prefeitura de Salvador. O órgão havia denunciado a discriminação, cujo autor permanece no anonimato.

— Primeiro, eu fiquei meio sem entender. Depois, percebi que não era nada engraçado. O sentimento é o mesmo de todas as vezes, por mais que a gente já tenha passado por isso. Senti raiva, depois fiquei triste. Fiquei na dúvida se responderia ou não, mas vi que, além da minha consciência, eu tinha a responsabilidade de responder. Tive o cuidado de não dar ibope para o racismo, quis valorizar minha foto com minha filha — explicou Edna.

Em sua conta no Facebook, Edna ressaltou o orgulho de sua identidade e de fazer parte de uma torcida que carrega e respeita "a beleza das cores do manto e da pele" de seus apoiadores. "Somos NEGRAS, MULHERES e BELAS (nesta ordem de importância). Poderosas! Donas da porra toda, como se diz aqui na Bahia, inclusive do estádio, que naquela hora era só nosso", frisou a diretora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, no campus de Santo Antônio de Jesus.

Sua filha, Dandara Matos, viu a postagem primeiro, mas não revelou à parente nem reagiu nas redes sociais, como normalmente faria. Segundo Edna, a filha argumentou que a mãe saberia responder com mais sabedoria. As duas agora tentam encontrar a origem da postagem para avaliar a entrada de um processo judicial. Como é uma reprodução do WhatsApp, não há identificação do autor da montagem nem se sabe se ele é gremista.

— Isso é crime e precisa ser combatido. O sentimento que mais incomoda é o de impotência. É diferente de quando alguém te agride pessoalmente. Você tem condição de se defender neste caso. Na internet, não tem — lamentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos