Tristeza dupla para o Botafogo: derrota e rebaixamento

Essa situação do Alvinegro se estenderá pelo menos até este domingo

Bota no rebaixamento | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A derrota por 2 a 1 para o Cerro Porteño não pode ser considerada um resultado ruim para o Botafogo. Mas o retorno para o Rio de Janeiro, depois da partida no Paraguai, terá um sabor amargo. Ao mesmo tempo em que disputava uma batalha em Assunção pela Sul-Americana, com uma atuação desastrosa da arbitragem, o Alvinegro voltava à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, devido à vitória do Santo André por 2 a 0 sobre o Palmeiras, nesta quarta-feira. Essa situação se estenderá pelo menos até este domingo, dia do clássico contra o Flamengo, no Engenhão.

Na partida de volta, que será disputada no dia 4 de novembro, no Engenhão, o Botafogo alcançará a classificação se vencer por 1 a 0. O Cerro Porteño tem o benefício do empate, e caso haja novo resultado de 2 a 1, agora a favor do Alvinegro, a decisão será nos pênaltis. O vencedor do confronto enfrentará Fluminense ou Universidad de Chile na semifinal.

O Botafogo iniciou a partida conseguindo manter o controle da bola e, assim, levando a partida em ritmo lento para encontrar espaços e segurar a pressão inicial do Cerro Porteño. Mas com uma sucessão de erros de passe, o Alvinegro foi perdendo terreno para o time paraguaio, que aos poucos foi tomando conta da partida.

Aos nove minutos, Jefferson fez uma grande defesa, depois que Recalde chutou à queima-roupa. O lance aconteceu pouco depois de o goleiro alvinegro levar cartão amarelo porque, segundo o árbitro Sergio Sergio Pezzota, retardou o reinício da partida, quando na verdade o camisa 1 reclamava que a bola estava murcha. A arbitragem, aliás, teve participação decisiva nos principais lances do primeiro tempo, prejudicando o Botafogo.

A equipe alvinegra chegou a marcar um gol aos 20 minutos, quando Fahel cabeceou depois de cobrança de escanteio de Gabriel. No entanto, o árbitro anulou o lance, alegando que o volante do Botafogo teria tocado com a mão na bola. Mesmo assim, o time brasileiro teve espaços para abrir o placar, mas esbarrou nos muitos erros de passe, facilitando a vida do Cerro Porteño.

Empurrado por sua torcida, o time paraguaio pressionou e marcou o primeiro gol aos 33 minutos, se aproveitando de mais um erro de arbitragem. Em posição de impedimento, o atacante Nanni evitou a saída de bola pela linha de fundo. Na seqüência do lance, Recalde recebeu passe de Torrén e, dentro da grande área, teve tranqüilidade para matar a bola no peito e mandar uma bomba de perna esquerda, sem chances para Jefferson, fazendo 1 a 0.

Após o intervalo, o Botafogo retornou a campo com a preocupação de estabilizar seu sistema defensivo e, assim, valorizar a posse de bola para aproveitar os erros do Cerro Porteño. O objetivo não demorou muito para ser cumprido, mas com o erro do árbitro. Ele não marcou um toque de mão de Reinaldo, que levou vantagem após falha da defesa paraguaia e teve frieza para tocar no canto esquerdo do goleiro Barreto, empatando por 1 a 1 aos 12 minutos.

Mas o Botafogo foi prejudicado quando tentava reagir quando, aos 14 minutos, o argentino Sergio Pezzota achou que houve deslealdade de Léo Silva numa dividida com Recalde e expulsou o volante alvinegro. Com um jogador a menos, o técnico Estevam Soares precisou recompor seu sistema defensivo, substituindo Renato por Leandro Guerreiro.

Com um jogador a mais e em casa, o Cerro Porteño partiu para cima do Botafogo, que abusou das faltas para segurar a pressão. Quando mesmo assim conseguiu chegar à frente, o time paraguaio esbarrou nas ótimas defesas de Jefferson, que teve outra grande atuação.

No momento em que conseguia segurar o resultado, o Botafogo sofreu o segundo gol, aos 36 minutos. Após erro de Fahel no meio-campo, o Cerro Porteño partiu em contra-ataque. Ramírez cruzou, e o árbitro marcou, fora do lance da bola, pênalti de Emerson, que recebeu cartão vermelho. Nanni cobrou e marcou o segundo dos paraguaios.

Sem força ofensiva, restou ao Botafogo se segurar para evitar uma derrota maior. Já nos descontos, o Cerro Porteño teve o ala Recalde expulso, após falta violenta em Reinaldo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES