UFC: Tensão na encarada após a pesagem oficial

Lutas pelo cinturão são confirmadas. José Aldo precisa se pesar sem roupa para bater o peso

Kamaru Usman e Jorge Masvidal não esconderam a rivalidade existente na encarada | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As primeiras encaradas da "Ilha da Luta" aconteceram nessa sexta-feira, após a pesagem oficial do UFC 251. O evento, que terá três disputas de cinturão, acontece neste sábado em Abu Dhabi. Os protagonistas da luta principal, válida pelo título do peso-meio-médio, Kamaru Usman (atual campeão) e Jorge Masvidal não esconderam a tensão que existe entre eles na encarada realizada após a pesagem oficial. Se não se tocaram ou se provocaram verbalmente, o nigeriano e o americano, que têm uma rivalidade de longa data, trocaram olhares ameaçadores e não se desviaram um do outro após as poses para fotos, deixando Dana White alerta. Informações do site GloboEsportes.com

Nas demais encaradas, nenhuma alteração de protocolo. Alexander Volkanovski e Max Holloway, que disputam o cinturão peso-pena, fizeram uma encarada séria, mas sem provocações.

Já José Aldo e Petr Yan, que se conhecem há muito tempo e já treinaram juntos, também fizeram uma encarada dura, sem piscarem, mas trocaram abraços e cumprimentos após as poses para fotos.

Nas demais lutas, a encarada mais tensa aconteceu entre Raulian paiva e o cazaque Zhalgas Zhumagulov. Os dois ficaram com os rostos praticamente colados, mas não houve nenhuma animosidade maior.

A pesagem

Como de costume, o início da janela de pesagem trouxe um grande número de atletas para o palco de tomada de peso. Entre os 21 lutadores que compareceram nos primeiros 38 minutos estavam sete brasileiros (Amanda Ribas - a primeira de todos a se pesar -, Léo Santos, Karol Rosa, Elizeu Capoeira, Raulian Paiva, José Aldo e Jéssica Bate-Estaca). À exceção de Paiva, que estourou o peso em 1,3kg e se desculpou ainda na balança, todos os demais bateram seus pesos. Bate-Estaca não escondia o desgaste pelo corte de peso, apresentando um semblante bastante abatido.

Postulante ao cinturão vago dos pesos-galos, José Aldo pesou-se pouco depois de seu adversário, Petr Yan, e teve de subir na balança sem roupa. O russo, por sua vez, pesou-se sem a necessidade da toalha. Ambos bateram o mesmo peso: 61,2kg. O campeão dos pesos-meio-pesados Kamaru Usman também passou pela balança e cravou 77,1kg.

Após uma pausa de sete minutos, o campeão peso-pena Alexander Volkanovski compareceu sorrindo ao palco da pesagem e cravou 65,8kg sem problemas. Exatamente na marca de 1h da janela de pesagem, Jorge Masvidal subiu na balança e, sem roupa e sem máscara, bateu 77,1kg, confirmando presença na luta principal contra Kamaru Usman. O americano havia revelado que teria de perder cerca de dez quilos em seis dias para conseguir bater o peso.

Com metade da janela de pesagem já ultrapassada, apenas Vanessa Mello e Muslim Salikhov ainda não haviam aferido seus pesos. O russo e a brasileira chegaram faltando 35 minutos para o fim do tempo oficial. Salikhov ficou no limite de peso da sua categoria (77,1kg) e a brasileira estourou o peso em 2,2kg (pesou 63,9kg, enquanto o limite era de 61,7kg já com a tolerância para lutas não-válidas pelo cinturão).

Após a pesagem, a equipe de Vanessa Mello explicou o que houve para que ela estourasse o peso por 2,2kg.

- Por volta das 11h da manhã a Vanessa começou a sentir muitas dores na região abdominal e chamamos os médicos do UFC, Charles Stull e Márcio Tannure, pra verificarem se seria possível continuar o corte de peso e até lutar. Depois de duas horas analisando, eles decidiram falar pra ela parar de cortar peso, a medicaram e a colocaram em repouso e observação até a hora da pesagem. O diagnóstico é uma constipação severa - ela está há uma semana sem conseguir evacuar - então é uma recuperação teoricamente simples que, se seguir como o esperado agora que foi medicada, ela vai poder lutar sem problemas. Vanessa ainda vai continuar em observação após a pesagem, mas todos os lados estão otimistas na melhora dela - disse o empresário da atleta, Lucas Lutkus, ao Combate.com.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES