Veja a lista de grandes feitos inéditos do Brasil no Pan

Primeiro ouro do triatlo, do taekwondo e da patinação feminina, título inédito no badminton e no individual geral da ginástica...O Brasil tem feito história em Lima

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Jogos Pan-Americanos estão na metade, mas o Brasil já conquistou diversos títulos e pódios inéditos para o país na história do evento. A competição continental começou a ser disputada em Buenos Aires 1951, e os atletas brasileiros atingiram, em Lima, alguns feitos que jamais tinham sido alcançados na história dos Pans.

Wander Roberto/COB

Primeiro título no badminton

Ygor Coelho Badminton final Pan Lima 2019 — Foto: Alexandre Loureiro/COB

O Brasil jamais tinha conquistado a medalha de ouro no badminton, e Ygor Coelho quebrou esse tabu ao vencer a disputa individual em Lima 2019. Cabeça de chave número 1, confirmou o favoritismo ao vencer suas cinco partidas.

Primeiro ouro do boxe feminino

Beatriz Ferreira confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro na categoria até 60kg do boxe. É a primeira vez que uma mulher do país vai ao lugar mais alto do pódio. O boxe feminino foi inserido no Pan em Guadalajara, México, em 2011.

Primeiro ouro feminino no taekwondo

Milena Titoneli ouro taekwondo Pan de Lima — Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O taekwondo conseguiu a melhor campanha da história em Jogos Pan-Americanos, e um dos destaques foi Milena Titoneli, que levou o ouro na categoria até 68kg. Ela, que foi bronze no Mundial deste ano, se tornou a primeira mulher do Brasil a ir ao lugar mais alto do pódio na modalidade.

Primeiro ouro no individual geral

Caio Souza e Arthur Nory fazem dobradinha no Pan de Lima — Foto: Ricardo Bufolin / Panamerica Press / CBG

A prova do individual geral da ginástica é a que mostra o atleta mais completo da modalidade, já que é a soma de todos os aparelhos. O Brasil jamais tinha conquistado um ouro, nem no masculino nem no feminino, e fez a dobradinha com Caio Souza e Arthur Nory. Alias, nenhum homem tinha ido ao pódio nesta prova.

Primeiro ouro no triatlo feminino

Luisa Baptista e Vittoria Lopes Brasil ouro e prata triatlo Pan de Lima — Foto: Twitter/Time Brasil

A primeira medalha de ouro do Brasil no Pan, entre todas as outras modalidades, veio no triatlo feminino. Luisa Batista com ouro e Victtoria Lopes com a prata, o primeiro título da história das mulheres do país na modalidade.

Primeiro ouro na patinação feminina

Bruna Wurtz medalha de ouro patinação artística Pan 2019 — Foto: Divulgação / Secretaria Especial do Esporte

Bruna Wurtz conquistou a medalha de ouro na patinação em Lima 2019, o primeiro título da história do país na modalidade no feminino. As mulheres já tinham sido prata e bronze em outras edições, mas o título jamais tinha sido alcançado.

O primeiro tricampeão da história

Fernando Reis levantamento de peso Jogos Pan-Americanos Lima 2019 — Foto: Wander Roberto/COB

Fernando Reis, do levantamento de peso, se tornou, em 2011, oprimeiro brasileiro a ser campeão dos Jogos. Quatro anos depois, em Toronto 2015, alcançou o inédito bicampeonato. Agora, em Lima 2019, levou o ouro pela terceira vez.


O primeiro bicampeão da canoagem

Isaquias Queiroz C1 1000m Pan Lima — Foto: Gabriel Friecke

Isaquias Queiroz, com a medalha de ouro no C1 1000m, se tornou o primeiro brasileiro a ser bicampeão pan-americano na canoagem. Ele já havia vencido essa prova em Toronto 2015, e repetiu o feito em Lima

Primeira medalha do surfe

Lena Ribeiro é o principal destaque brasileiro na categoria de stand up paddle — Foto: Divulgação

No Stand Up Race, Lena Guimarães não só conquistou a primeira medalha da história do país, como se tornou a primeira campeã pan-americana no surfe, já que é a primeira vez que a modalidade é disputada.

Barra fixa

Arthur Nory e Francisco Barretto fazem dobradinha no Pan de Lima — Foto: Ricardo Bufolin / Panamerica Press / CBG

Francisco Barreto e Arthur Nory protagonizaram a primeira dobradinha brasileira em uma prova por aparelhos na ginástica artística. Na barra fixa, Chico foi campeão e Nory bronze.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES