Velhinho aos 28, Persie se prepara para ser protagonista na Euro

Melhor a cada temporada com o Arsenal, atacante ganha notoriedade na seleção e passa a ser comparado a Cruyff

Jogador terá que corresponder às expectativas da boa temporada com o Arsenal | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de ainda não ter chegado nem à casa dos 30 anos, o atacante Robin Van Persie já possui alguns fios de cabelo brancos. Geralmente indesejáveis aos homens pela ligação à velhice, no caso do holandês, que tem 28, os fios são um sinal de força e de que o tempo lhe fez bem. Há oito anos com o Arsenal, nunca o jogador havia alcançado números tão expressivos como os da última temporada. Atualmente reina solitariamente no clube londrino, sendo capitão, camisa 10 e artilheiro. Na seleção holandesa, entretanto, divide a atenção com outras estrelas. Porém, há uma incômoda semelhança entre as duas equipes: a ausência de títulos. A chegada da Euro poderá mudar o panorama.

Encarando o jejum de frente

A seleção holandesa tem uma geração de encher os olhos: Van Persie, Robben, Sneijder, Huntelaar, Van der Vaart... O problema é que o bom futebol não é transformado em conquistas. Em 2010, a maior parte do elenco que jogará a Eurocopa esteve perto de vencer o primeiro título mundial da história do país. Mas a Espanha os superou na decisão, no que foi o terceiro vice-campeonato holandês na história das Copas.

Hora de chamar a responsabilidade

Na seleção, Van Persie sabe que não possui a liderança e o prestígio do Arsenal. É preciso dividir as responsabilidades e os holofotes com as outras estrelas. Contudo, nunca antes o atacante teve para si a expectativa que há para a Eurocopa. Na Inglaterra, foi eleito o melhor jogador da temporada pelos rivais, terminando o Campeonato Inglês como artilheiro, com 30 gols marcados.

Na Holanda, já há uma comparação que aumenta a importância do atacante para a equipe. De acordo com Tonny Bruins Slot, que trabalha na comissão técnica do Ajax, Van Persie terá a função que Johan Cruyff, o jogador mais importante da história do futebol holandês, teve na Copa do Mundo de 1974, em que os holandeses encantaram o mundo no que ficou conhecido como "futebol total".

- Johan sempre começou os jogos como o atacante do time, e depois passava para um jogo mais direto, criando espaços para pontas como Rob Rensenbrink e John Rep, e meias como Wim van Hanegem e Johan Neeskens. Isso indiretamente levou ao futebol total jogado na Copa de 1974. Van Persie pode ter um papel similar na Euro e parece que o técnico pretende utilizá-lo.

Com o Arsenal, Van Persie conquistou dois títulos como coadjuvante: a Supercopa da Inglaterra, em 2004, e a Supercopa da Inglaterra, em 2005. Desde então, o clube tem amargurado um longo período sem troféus, o que fez com que jogadores importantes como Fàbregas e Nasri abandonassem o barco com o discurso de que estavam buscando equipes mais competitivas.

- Todo jogador, todo time, quer ganhar títulos. Você luta por isso, mas se não acontecer é preciso aceitar. Ao fim da temporada, você tem que se perguntar: "Fizemos tudo o que podíamos?". Eu acho que sim. Depois você tem que se perguntar como você joga e acho que o Arsenal pode ficar orgulhoso da maneira como joga. Eu acho que o Arsenal do início do século XXI vai passar para a história como um time que trouxe classe e estilo de volta ao futebol. A Alemanha Ocidental ganhou a Copa de 1974, mas o que todos lembram é o futebol bonito da Holanda. Por isso não estou preocupado - garantiu em entrevista à revista "Four Four Two".

Curiosidades

Van Persie é fã de tênis de mesa e faz questão de desafiar qualquer pessoa que visite sua casa. Desde criança, sempre foi contestador, sendo expulso constantemente das salas de aula. No Feyenoord, clube em que iniciou a carreira, teve problemas com os jogadores mais experientes e com o técnico Bert van Marwijk, que atualmente, por ironia do destino, comanda a seleção holandesa.

- Eu fui o primeiro a jogar duro com ele. Ele nunca tinha ouvido críticas antes. Eu torço para que Van Persie um dia entenda que foi algo bom para ele. Eu fiz o possível para trazê-lo de volta à realidade - disse Van Marwijk.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES