Veteranos perdem espaço na Seleção Brasileira; entenda

Volante do Manchester City seria convocado se não fosse lesão na coxa. Em outras posições Tite renova, mas mantém portas abertas aos veteranos.

| André Mourão / MoWA Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A convocação desta quinta-feira foi a que teve, originalmente, menos remanescentes da última Copa do Mundo. Apenas 11 jogadores chamados para os amistosos de março contra Panamá e República Tcheca estiveram também na Rússia em 2018.

A redução quebra uma curva ascendente de veteranos e abre de vez o leque de oportunidades para a Copa América que será disputada a partir de 14 de junho.

Remanescentes da Copa do Mundo

Setembro/2018: 13 (dois foram cortados)

Outubro/2018: 14 (um foi cortado)

Novembro/2018: 16 (dois foram cortados)

Março/2019: 11

Dos mais experientes, excluídos dessa lista, o caso de Fernandinho é o mais emblemático. O volante só não foi chamado por causa da lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Ele voltaria à Seleção após o “detox” do segundo semestre de 2018.

Logo depois da Copa do Mundo, Fernandinho, autor do gol contra que abriu a vitória da Bélgica por 2 a 1 nas quartas de final, sofreu ofensas raciais nas redes sociais. Sua família também foi atingida. Tite preferiu preservá-lo das duas primeiras datas Fifa.

Reuters


Na terceira, o técnico o convocaria, mas foi a vez de Fernandinho pedir para não ser incluído e poder resolver problemas pessoais. O volante, àquela altura, não sabia se gostaria de voltar a ser convocado. Depois de conversas com Tite, ele decidiu se abrir novamente à Seleção.

– Não posso ser cego, surdo e mudo para o que ele está jogando no City – disse o técnico ao deixar claro que Fernandinho poderá, sim, aparecer na Copa América.

As outras figurinhas carimbadas da Seleção, entretanto, ficaram fora por opção de Tite.

– Não está fechado. Tenho minhas tendências, manias, mas uma comissão técnica que faz contrapontos. A única coisa que peço são argumentos profundos. Vai ser no momento final a decisão (de convocar para a Copa América). Não descarto nem um jovem como Vinicius Junior nem um veterano. Não é da boca para fora. Sei o que Willian, Fernandinho, Renato, Douglas, Paulinho, Marcelo me dão. A construção é que determina por um fio de cabelo – completou.

André Mourão / MoWA Press

Veja o caso de cada um deles:

  • Marcelo

Reserva de Reguilón nos jogos mais importantes do Real Madrid na temporada, o lateral-esquerdo sofreu com problemas de peso no clube espanhol e também na Seleção. Cortado das convocações de outubro e novembro do ano passado, ambas por lesão, o jogador de 30 anos terá de se recuperar física e tecnicamente para retornar.

  • Paulinho

As más atuações na Copa do Mundo e a transferência do Barcelona para o Guangzhou Evergrande fizeram o volante, um dos recordistas de jogos da Seleção de Tite (24), voltar casas na corrida por uma vaga. Além disso, o Campeonato Chinês terá seu pontapé inicial nesta sexta. Paulinho, de 30 anos, não joga desde 18 de novembro, na vitória do Brasil por 1 a 0 sobre Camarões.

  • Renato Augusto

Um dos líderes do grupo de Tite também voltou recentemente às atividades. O meia de 31 anos disputou apenas um jogo em 2019 pelo Beijing Guoan. Por executar uma função rara na Seleção e por sua ascendência sobre os mais jovens, tem chances de retornar.

 Reprodução Sina.com

  • Willian

Não vive o melhor momento no Chelsea e tem ganhado a concorrência de jovens como Everton, convocado dessa vez por Tite. O técnico quer observar alternativas para o setor, já que Willian completou 30 anos e a função exige vigor físico e velocidade.

  • Douglas Costa

Está machucado, de acordo com a explicação do preparador físico Fábio Mahseredjian, mas não é só a lesão que o tirou da Seleção. Em fase irregular na Juventus, chegou a ficar fora até do banco de reservas em alguns jogos. Jovem ainda, aos 28 anos, é outro que terá de voltar à boa forma para disputar a Copa América.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES