Vinicius Junior não será liberado pelo Real para o Sul-Americano

Treinador Carlos Amadeu comenta a negociação para liberação.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os atletas da atual seleção brasileira sub-20 são nascidos em 1999 ou 2000. Apesar da pouca idade, vários deles já jogam na Europa. A Seleção se prepara para o Sul-Americano da categoria, em janeiro de 2019, no Chile. Há, porém, uma incógnita em relação aos atletas que atuam no Velho Continente: a liberação - ou não - por parte dos clubes.

A competição não é realizada em uma data Fifa. Por isso, os europeus não são obrigados a liberar os jogadores para a Seleção. Como depende da "boa vontade" dos gringos, a CBF dialoga com cada um dos clubes e tenta estabelecer uma relação amistosa para ter os melhores jogadores à disposição. Nem sempre dá certo. Carlos Amadeu, treinador da Seleção sub-20, explica.

- Para o Sul-Americano, a gente tem construído com os clubes essa condição (de liberação). Convocamos 45, 50 atletas até agora (nos amistosos de preparação), justamente porque não temos a certeza de quais são os atletas que estarão com a gente no Sul-Americano. Estamos construindo aqui no Brasil, com os clubes, e também com os clubes de fora. Alguns a gente já tem uma afirmativa positiva para o Sul-Americano, outros já uma negativa, mas um "sim" para o Mundial. Outros a gente está indo visitar agora para bater o martelo se vão ou não.

Com Vinicius Junior, por exemplo, a resposta em relação ao Sul-Americano foi negativa. Pelo que disse Carlos Amadeu, o Real Madrid já definiu que não vai liberar o atacante para a competição de janeiro. Há, porém, uma boa notícia. O combinado entre as partes é que Vinicius seja liberado para disputar o Mundial da categoria, em maio e junho, na Polônia. Isso, claro, se o Brasil se classifcar. Os quatro primeiros colocados do Sul-Americano se qualificam para o Mundial.

- O Vinicius, a gente já tem a certeza que não vai para o Sul-Americano, mas há a promessa do Real Madrid de (ele) ir para o Mundial, caso nos classifiquemos. A vontade deles (jogadores) é muito clara. É de estar aqui (na Seleção) o tempo todo. Estão conversando com os clubes, trabalhando com a direção. O próprio Vinicius não esgotou (as tentativas). Estou dizendo (que ele não será liberado) porque estive lá, conversei com eles, me passaram isso. Mas o Vinicius me disse: "Professor, vou insistir".

Amadeu justificou, também, a convocação de Vinicius Junior para os amistosos da Seleção contra a Colômbia e vão se enfrentar em Goiânia, na próxima terça). Se ele não vai para o Sul-Americano, por que participa dos testes às vésperas do torneio? O técnico citou na resposta, justamente, o Mundial da Polônia.

- Tivemos seis períodos de convocação até agora, agora temos a preparação final. Nos seis períodos, procurei incluir todos os jogadores que têm condições de disputar o Sul-Americano e também o Mundial. Estou convicto que vamos buscar a classificação pro Mundial. Tenho que pensar num plano macro. Tenho uma meta aqui, mas tenho o objetivo do Mundial. Tenho que procurar inserir todos os atletas.

Fala, garoto

O próprio Vinicius Junior comentou o assunto. Ele também citou a dificuldade de conseguir a liberação do Real Madrid para o Sul-Americano e reiterou que tem o desejo de estar com a Seleção sempre que possível. Vale lembrar que janeiro é época de pré-temporada no Brasil, mas é meio de temporada no futebol europeu.

- Sobre a chance de jogar, não sei ainda. Acho muito difícil, todos nós sabemos. Mas a gente sempre quer estar junto com a Seleção, mesmo que seja só para treinar - disse o atacante.

Paulinho, ex-Vasco e do Bayer Leverkusen-ALE, é outra referência da atual Seleção sub-20. Quanto à liberação dele por parte do clube alemão, ainda não há uma definição. Carlos Amadeu disse apenas que "estão construindo" o diálogo para tentar ter o jogador no Sul-Americano.

Além de Vinicius Junior e Paulinho, outros seis atletas que estiveram na última convocação da sub-20 jogam na Europa: o zagueiro Rodrigo Guth (Atalanta-ITA), o lateral-direito Vitinho (Cercle Brugge-BEL), os meias Marcos Bahia (Estoril-POR) e Mauro Junior (PSV-HOL), e os atacantes Marquinhos Cipriano (Shakhtar Donetsk-UCR) e Matheus Cunha (RB Leipizig-ALE).

A convocação da Seleção para o Sul-Americano ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no fim de novembro ou início de dezembro. A competição começa dia 17 de janeiro, no Chile.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES