Violência assusta torcedores cariocas para não ir ao estádio

Pesquisa também levantou que, apesar de mais amedrontadas por questões ligadas a segurança, mulheres aparentam ser mais fiéis do que os homens em relação à fase do time em campo.

| Confusão entre torcedores no Maracanã em partida do Fluminense — Foto: André Durão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que afasta o torcedor do estádio de futebol? A empresa Novas Arenas, do consultor Ricardo Araujo, encomendou uma pesquisa para listar os principais motivos. O resultado aponta como principal desafio para dirigentes que pretendam elevar as suas médias de público aquilo que o especialista chama de "grupo do medo" – a combinação de fatores que têm alguma relação com a insegurança envolvida na experiência de assistir a uma partida ao vivo. Com informações do Globo Esporte.

Confusão entre torcedores no Maracanã em partida do Fluminense — Foto: André Durão .

– Entre todos os itens mais citados pelos torcedores, você agrupa e existe uma sinergia entre eles. Você está falando de segurança, dificuldade de transporte – que tem uma parcela de medo dentro dele –, e horário. Você tem o inconveniente do horário muito cedo, que encavala com a hora do rush e a saída do trabalho, mas o que está mais encrustado na questão do horário é sair do estádio e ter que voltar para casa tarde, que impacta principalmente nas mulheres – explica o consultor ao blog.

A insegurança do estádio de futebol foi mencionada por todos os homens, bem como as dificuldades relacionadas ao transporte até o estádio. Em terceiro lugar, mencionado por 92% dos entrevistados, está a facilidade de assistir ao jogo pela televisão. Ricardo esclarece que neste item não estão considerados apenas aqueles que preferem o conforto do sofá, em casa, mas também quem se desloca até um restaurante ou bar para ver, com companhia, pela tevê desses estabelecimentos.

A pesquisa encontrou que o desempenho do time de futebol – ou seja, a fase dentro de campo – importa para 78% dos homens na hora de comprar ingressos. Este é um fator que se manifestou com menor intensidade entre as mulheres, com apenas 32% das entrevistadas relutantes em ir ao estádio para assistir a um time em baixa. Este pode ser um motivo para que dirigentes priorizem o público feminino em campanhas, pois a fidelidade de torcedoras aparenta ser maior.

O preço do ingresso foi o quinto fator mais citado por entrevistados e entrevistadas, de modo que apenas três entre cada dez pessoas disseram que iriam ao estádio sem se importar com o dinheiro. Ricardo contou ao blog que ficou surpreso com os percentuais neste quesito. O especialista esperava, antes de encomendar a pesquisa, que eles seriam maiores do que os efetivamente encontrados pelo trabalho de campo.

Sinal de que a insegurança é um problema mais acentuado entre mulheres, o quarto item mais citado pelas entrevistadas não foi a fase do time, e sim o horário. Dependendo da hora que a partida acaba, geralmente depois das 23 horas, o trajeto para casa em transporte público costuma ser mais perigoso do que homens. Por isso, segundo o consultor em gestão de arenas, existe a diferença entre os gêneros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES