Mudanças na tabela do Brasileirão dá tombo gigante ao Inter

Inter ficou mais longe do título faltando apenas três rodadas do Campeonato Brasileiro

Vitória do Sport | ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Causou comoção nos colorados a sequência de goleada no São Paulo e virada contra o Grêmio, mas o que realmente impressionava era perceber que semanas antes o Inter havia vencido o quase rebaixado Goiás, em partida com ares dramáticos. Pois nunca foi costume do Inter se sair bem contra os times aparentemente desenganados, e a nessa quarta-feira a supreendente vitória dos comandados por Jair Ventura, 2 a 1 para o Sport, no Beira-Rio, deixou claro que o folclore também traz prenúncios verdadeiros. As informações são do ge.

(Veja a tabela aqui) Com os três pontos conquistados no Beira-Rio, interrompendo uma invencibilidade colorada de doze partidas, o Sport abre quatro de distância para o Vasco, hoje último rebaixado, e por enquanto apenas observa as chamas que se erguem do rodapé da tabela. A partida contra o Inter teve uma estratégia perfeita, considerando as dramáticas circunstâncias -- primeiro, a precaução extrema, e depois, com um jogador a mais, um ferrolho convicto e contragolpes fatais com Marcão e Dalberto, que marcaram os gols. O Leão poderia até alcançar um placar mais confortávrel, mas, quem entende da cozinha sabe, é sempre melhor guardar um botijão de gás na reserva.

Foto: ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO

Se ganhasse, o Inter abriria quatro pontos de distância para o Flamengo, segundo colocado, com apenas três rodadas em disputa, e debruçados sobre essa suposição agonizavam os colorados, desde o empate rubro-negro contra o Bragantino. E a equipe de Abelão começou seguindo a cartilha, pois pressionava sem se expor em demasia. Porque qualquer gol alheio, nessa circunstâncias, é sempre o começo do fim. Até que, inevitavelmente, o Inter se expôs. E neste momento viu o lateral-esquerdo Uendel, que substituía ao já saudoso Moisés, cometer falta digna de cartão vermelho. Para que percebamos como sucedem as coisas no campo e na vida: Uendel praticamente não tem jogado, mas talvez tenha decidido o campeonato. Acontece com quem sai de casa, e por isso me resguardo.

Com um jogador a mais, o Sport marcou em um contragolpe aterrador, após falhas de Rodrigo Dourado e, na sequência, do jovem zagueiro Lucas Ribeiro, que não impediu um bólido chamado Marcão de cumprimentar o impassível Marcelo Lomba. O imparável Patrick, maior jogador em atividade em todos os hemisférios, empataria logo depois, mas o Internacional estava disposto, na noite dessa quarta-feira, a mostrar que a vida é feita de erros. E a vida toda mesmo é um erro, já disse algum filósofo alemão.

Pois percebam. Que nos perdoem todos os que não erraram (mas que não perdoemos obviamente o Flamengo, que também erra, mas tem Bruno Henrique, e isso é covardia): Marcelo Lomba, goleiro colorado, de grandes intervenções nessas últimas rodadas, achou que havia se transmutado em um radar da força aérea britânica na Segunda Guerra e sinalizou com os BRAÇOS que um cruzamento havia saído pela linha de fundo. O auxiliar, que só tem dois olhos e uma bandeira, acreditou que não, e assim sucedeu a virada do Sport: o lance que talvez tenha definido o campeonato mostra o goleiro colorado apontando para estrelas cadentes e desprezando as pelotas que ao chão retornam, pois assim funciona a gravidade. No mar, na terra ou no ar, os colorados não têm paz.

O que resulta desse desvario todo é que o campeonato continua pulsante nas primeiras colocações. São Paulo e Atlético-MG empataram e praticamente abdicaram do perrengue, mas na próxima rodada o Inter visita o Vasco, enquanto o Flamengo recebe o Corinthians, e independentemente do que aconteça, que já será muito, depois disso colorados e rubro-negros encontram-se no Maracanã para um jogo que define todos, ou quase todos os caminhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES