Vôlei feminino vence a Rússia por 3 sets a 1 e avança para as semifinais

Seleção feminina está classificada para a penúltima partida da competição em Tóquio e encara a Coreia do Sul por um lugar na decisão.

Vôlei feminino vence a Rússia por 3 sets a 1 e avança para as semifinais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao bater o Comitê Olímpico Russo por 3 sets a 1, o Brasil garantiu a colocação para as semifinais do vôlei feminino das Olimpíadas em Tóquio na manhã desta quarta-feira (4) e vai encarar a Coreia do Sul na sexta-feira (6) por um lugar na decisão.

O confronto entre Brasil e o Comitê Olímpico Russo foi o último das quartas de final, as meninas do vôlei brasileiro continuam na liderança do grupo A e permanecem invictas. O resultado do placar ficou em: BRA (23) x (25) COR no 1º Set; BRA (25) x (21) COR no 2º Set; BRA (25) x (19) COR no 3º Set;  BRA (25) x (22) COR no 4º Set.

Brasil x Rússia vôlei Olimpíadas — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Na fase de grupos, nossa seleção conquistou cinco vitórias e avançou sem saber o que é ser derrotada até aqui. O técnico do Brasil, José  Roberto Guimarães, analisou as russas e afirmou que a partida foi um confronto difícil, apesar da seleção Russa fazer boas partidas, saques planejados. Macris, mesmo com dor no tornozelo, deu show.

1° set - Instável, Brasil cresce no fim, mas Rússia sai na frente

Quando a bola de Roberta saiu sem tempo para Carol junto à rede antes de cair no lado brasileiro, a Rússia já marcava 3/0 no placar. O time, então, se reuniu ao centro da quadra e se abraçou. A ansiedade por encarar um clássico logo nas quartas de final das Olimpíadas era evidente. Aos poucos, porém, o Brasil começou a se encontrar. Em um ataque de Fernanda Garay pelo meio, a diferença caiu para apenas um ponto, em 8/7.

A Rússia voltou a abrir, e o Brasil voltou a buscar. Quando o placar marcou 12/11, mesmo em vantagem, o técnico Sergio Busato parou o jogo. Funcionou. As russas dispararam mais uma vez e nem o pedido de tempo de Zé Roberto arrumou a casa. As rivais marcaram 15/11 enquanto o Brasil tentava se encontrar em quadra.

Equipe feminina do vôlei deu show em ataques e bloqueios- Foto(Julio César Guimarães/COB)

2° set - Rosamaria entra e comanda virada no set

Na volta à quadra, o Brasil pareceu mais atento. Tomou a frente pela primeira vez em todo o jogo em uma bela bola de Gabi, abrindo 4/3. O técnico russo, mais uma vez, parou o jogo. E, mais uma vez, disse alguma coisa que mudou o rumo do seu time em quadra. A Rússia logo voltou a tomar a dianteira e fez 7/4 em um ataque de Vonkorova. A diferença aumentou em um ataque de Fê Garay na antena.

Tandara Brasil Rússia vôlei feminino Olimpíadas Tóquio — Foto: Toru Hanai/Getty Images

Ninguém parecia conseguir parar Fedorovtseva e Goncharova. A jovem russa, de apenas 17 anos, destruía a defesa brasileira até com certa facilidade. Zé, mais uma vez, tentou a inversão. Ao mandar Rosamaria e Macris para a quadra, fez a seleção crescer mais uma vez. Fê Garay, em um bloqueio, diminuiu a diferença para apenas um ponto, em 15/14. Em um ótimo ataque pelo meio, Gabi fez com que a seleção deixasse tudo igual.

3° set - Seleção mantém ritmo e vira o placar

O Brasil manteve o mesmo nível de jogo na volta ao set. A cobertura, que tanto falhara no início, funcionava à perfeição. O bloqueio também passou a funcionar. Ainda que não pontuasse, já não permitia que Fedorovtseva e Goncharova atacassem com tanta facilidade. Em um ataque de Rosamaria, a seleção abriu 8/5.

Carol Gattaz, pelo meio, fez a seleção abrir 12/7 em seu melhor momento até ali. Voronkova, outro destaque das russas, tentou fazer as rivais reagirem. Mas, no bloqueio de Gattaz e Rosamaria, a seleção voltou a abrir 13/9. Mas não podia ser tão fácil. Um ace de Voronkova e um bloqueio de Koroleva fizeram as russas ficarem a um ponto do empate, em 15/14. Zé Roberto, então, parou o jogo. O Brasil retomou o ritmo e não permitiu mais qualquer reação. Na pancada de Rosamaria, o fim do set: 25/19.

4° set - Seleção vira a parcial e vai à semifinal

O início de jogo ficara de vez para trás. Àquela altura, todo o time jogava bem. Gabi, incansável na cobertura, e Carol Gattaz, em seu melhor jogo, davam suporte e ritmo à equipe. Do outro lado, porém, a Rússia quis reagir. Em uma sequência ruim do lado brasileiro, chegou à virada em 16/15. Fedorovtseva, em um ace, aumentou a vantagem. Zé Roberto, então, voltou a parar o jogo. O time reagiu. Voltou a ditar o ritmo para retomar a dianteira na reta final. Em 25/22, garantiu a vitória e a vaga na semifinal.

Melhor campanha

Em Tóquio-2020 o Brasil, na primeira partida da fase de classificação, a seleção bateu a Coreia do Sul por 3 a 0. O segundo jogo foi o mais complicado, mas ainda assim a seleção prevaleceu e venceu a República Dominicana por 3 a 2. A terceira partida foi contra o Japão e terminou em novo 3 a 0.

Depois, contra a Sérvia, as brasileiras prevaleceram e saíram com a vitória por 3 a 1. A última partida foi contra o Quênia, que não ofereceu resistência e foi derrotado por 3 a 0.

Reencontro em 2012

O duelo Brasil x Rússia também aconteceu nas quartas de final de Londres-2012. O jogo é considerado um dos maiores da história do esporte. A seleção brasileira venceu por 3 a 2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES