Volta dos Calangos encerra Mountain Bike neste domingo na Expoapi

O encerramento do campeonato acontece no próximo domingo(6)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Federação de Ciclismo do Piauí – FCP encerrará o Campeonato Piauiense de Mountain Bike 2015 no próximo dia 06 de dezembro, quando acontecerá a 16ª e última etapa, a Volta dos Calangos. A prova está sendo organizada pela Equipe Calangos, de Teresina, e terá largada e chegada do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, paralela à abertura da Expoapi. A Volta dos Calangos será no estilo cross country maratona (XCM) e terá 75 Km de percurso.

O percurso, aliás, será uma das atrações que elevará a adrenalina dos participantes, pois além de ser a última disputa XCM da temporada, o percurso foi escolhido a dedo, privilegiando todo tipo de terreno, mesclado com muitos Up-Hill e single-track, paisagens verdes, florestas e passagem pela APA do Povoado Barrinha, que fica próximo ao município de Altos. O vice-presidente dos Calangos, Leonardo Leal, disse que a prova promete sol forte e calor intenso e que por isso o reforço de pontos de água será a maior preocupação, além do apoio de ambulância cedida pela Unimed. “Serão distribuídos cinco pontos estratégicos de água para hidratação dos participantes e aconselhamos aos atletas largarem abastecidos de água”, acrescentou Leonardo.

Já são quase 100 inscritos e até esta sexta-feira (04), quando serão encerradas as inscrições. O briefing da prova acontecerá no sábado (05), no restaurante Naturalmente, a partir das 19 horas. Também no sábado, diretoria e sócios da Equipe Calangos realizarão vários trabalhos socioambientais com as comunidades do entorno do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde. Na comunidade Barrinha, o grupo levará palestras e oficina de fabricação de forno solar; no mesmo povoado será feito um trabalho de conscientização e fiscalização de focos de incêndio e desmatamento ilegal, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Semar. Em toda trilha da prova, voluntários dos Calangos farão um trabalho de retirada de lixo inorgânico da região, como sacos de plástico e latas de bebidas. O secretário da Semar, Ziza Carvalho, está apoiando a ação do clube.

A Equipe Calangos, criada em 2007, surgiu com o objetivo de reunir os amigos e familiares do grupo apaixonado por cicloturismo e pelas competições, especialmente o mountain bike. Atletas do grupo, no entanto, já treinam e disputam competições nacionais e regionais desde 2001, como Ribamar Silva, que já foi campeão do Rally Cerapió-Piocerá, do Bike Race Across, prova que não existe mais e era realizada no Piauí. Ribamar, que este ano conquistou o título de 5º melhor biker do Brasil na modalidade maratona, na categoria Master B-1 (Campeonato Brasileiro em Picos, Piauí), também já é o atual campeão piauiense da respectiva categoria por antecipação. A equipe também conta com a mais jovem atleta do Campeonato Piauiense de MTB, Vitória Alencar, de apenas 15 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES