Willian Lima conquista o bronze no Grand Slam da Hungria

Brasileiro vai ao pódio e leva pontos importantes na corrida para a classificação olímpica

Willian Lima é bronze no Grand Slam de judô | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cenário era do "novo normal". Todos envolvidos na competição, menos os atletas nos momentos da luta, usando máscaras, público com número limitado, higienização dos tatames a cada trinta minutos...Assim voltou o Circuito Mundial de judô, com a disputa do Grand Slam de Budapeste, na Hungria, o primeiro evento desde o início de março, quando as competições foram paralisadas. Informações do site GloboEsportes.com

Willian Lima é bronze no Grand Slam de judô

O melhor resultado do Brasil neste primeiro dia foi a medalha de bronze conquistada por Willian Lima, de apenas 20 anos, que foi campeão mundial júnior em 2019 e agora está na briga direta por uma vaga nas Olimpíadas na categoria até 66kg. Com o resultado, ele deve entrar no grupo dos 20 primeiros colocados do ranking, atualmente é o 29º, mas terá que passar o compatriota Daniel Cargnin, que é o nono colocado, e hoje seria o classificado. Apenas um atleta por país em cada categoria pode ir à Tóquio.

Na disputa do bronze, ele derrotou o atleta da Mongólia, Erkhembaya Battogtokh dominando toda a luta desde o início, aplicando primeiro um Waza-ari, e no minuto seguinte mais um Waza-ari. Na regra atual, dois golpes deste nível significam um Ippon.

A competição vale pontos para o ranking mundial que, por sua vez, é classificatório para as Olimpíadas de Tóquio. Muitos dos principais atletas do planeta estão competindo na Hungria, mas times fortes como os do Japão e Coreia do Sul não mandaram representantes. O Brasil está com um time grande, mas com algumas estrelas ausentes, como a duas vezes medalhista olímpica Mayra Aguiar, e o titular da categoria até 66kg Daniel Cargnin.

Na campanha, William derrotou o israelense Yarin Menaged na primeira luta, com um golpe que lhe rendeu um Ippon. Na segunda fase, passou Nikat Shikhalizada, do Azerbaijão, um dos cabeças de chave da competição, por Waza-ari. Nas oitavas de final, derrotou Narmandakh Bayanmunkh, da Mongólia, por Ippon.

Nas quartas, dominou o peruano Juan Postigos e venceu por Ippon. Na semi, porém, foi derrotado pelo russo Abdula Abdoulzhalilov no golden score, ou seja, a luta terminou empatada e foi definida em uma espécie de prorrogação. Aí veio a disputa do bronze contra Erkhembaya.

O Brasil ainda entrou em ação com quatro judocas, mas nenhum deles passou para as quartas de final: Renan Torres (até 60kg) e Larissa Pimenta (até 52kg) perderam na estreia, enquanto Eric Takabatake (Até 60kg) e Jessica Pereira caíram na 2ª luta.

O Brasil ainda tem 12 atletas para competir no restante da competição, que segue no sábado e domingo, com destaque para os medalhistas olímpicos Rafael Silva (acima de 100kg) e Ketleyn Quadros (Até 63kg).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES