Zé Roberto Guimarães convoca 19 nomes para a temporada 2016

Principal desafio do ano é a Olimpiada Rio-2016

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma novidade, o  técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, anunciou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, as 19 convocadas para os treinamentos da temporada, que terá como ponto alto os Jogos Olímpicos Rio-2016, em agosto. A levantadora Naiane, do Camponesa/Minas, está na lista pela primeira vez.

Ainda sem saber se contará com Fabíola, grávida de sete meses, na Rio-2016, Zé Roberto disse em entrevista coletiva que vai aguardar o pós-parto da jogadora para tomar uma decisão. Ela está na lista de convocadas. Enquanto isso, prepara um plano B. Além de Naiane, Roberta confirmou a expectativa e brigará por uma vaga após bons desempenhos na reta final da Superliga.

- Se for pensar em segunda levantadora, em quem já agregou valor à Seleção e a seu portfólio, é a Fabíola. A Roberta foi convocada no ano passado. Já havia um comprometimento nosso de ela vir treinar na equipe, não como convidada, mas como convocada. Assim nós fizemos. Novidade acho que é realmente a Naiane - disse Zé, que torce pela boa recuperação de Fabíola:

- Rezamos para que ela volte bem. Mas ficar só com a Roberta como reserva é muito arriscado. Então, achamos por bem convocar uma terceira levantadora, que se apresentou muito bem nas últimas duas temporadas - avaliou.

Os demais nomes não fugiram do esperado: a levantadora Dani Lins, titular da posição, as ponteiras Jaqueline, Fernanda Garay, Natália, Gabi e Mari Paraíba, as centrais Thaisa, Fabiana, Juciely, Adenízia e Carol, as opostos Sheilla, Tandara e Monique e as líberos Camila Brait e Leia. Para a Rio-2016, ele fará sete cortes, pois só pode levar 12 atletas.

Fabiana e Leia já se apresentam nesta segunda-feira em Saquarema, enquanto as atletas que disputaram a final da Superliga, no domingo, chegarão no dia 11. Garay e Sheilla, que atuam no exterior, se integrarão ao grupo até o final do mês.

O Brasil terá o Grand Prix como principal compromisso antes da Olimpíada. Para a Seleção, o torneio começa no dia 9 de junho, contra a Itália, na Arena Carioca 1, enquanto o Maracanãzinho passa por reformas. Antes, parte do grupo disputa dois amistosos nos dias 27 e 29 de maio, em São José dos Pinhais (PR), contra adversário ainda não definido.

Além disso, uma equipe "B" será convocada para disputar o Montreux Volley Masters, na Suíça. Do grupo anunciado nesta segunda, a única que jogará a competição é Naiane. Outros nomes que também se destacaram na Superliga terão chance de mostrar serviço. Embora ele não tenha anunciado, dentre as cotadas estão as opostos Paula e Rosamaria, convocadas no ano passado.

- Nós gostaríamos de trabalhar com um grupo mais reduzido agora, mas não podemos ficar com a conta do chá, muito em cima do número de jogadoras. Temos de pensar em vários aspectos de treinamento e de evolução técnica ou tática, mas temos alguns problemas físicos - disse o técnico, que não descarta mudanças até agosto.

- Nestes quatro meses, o planejamento será um pouco diferente do que em outros anos. Se surgir alguma surpresa, não descarto  levar para a Olimpíada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES