Zidane completa 48 anos de idade; relembre carreira do francês

Jogador é ídolo da seleção francesa, e até hoje a história de sucesso não é diferente

| AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Zinédine Zidane comemora 48 anos de vida nesta terça-feira, dia 23 de junho de 2020. Um dos maiores nomes do futebol francês de todos os tempos, e agora técnico do Real Madrid, o ex-meia conseguiu tem uma extensa lista de títulos tanto como jogador quanto como treinador. As informações são da Gazeta Esportiva e UOL.

Carreira

Como jogador, o meio-campista iniciou sua carreira profissional em 1988 no Cannes, onde ficou por quatro anos e fez 67 partidas, com seis gols marcados. Chamou a atenção do Bordeaux, tendo permanecido de 1992 a 1996, com 174 partidas e 47 tentos - ali ele conquistou seu primeiro título como profissional e também chegou à final das Liga dos Campeões.

Zidane comemora título. Foto: Filippo Monteforte/AFP

O primeiro clube que defendeu fora da França foi a Juventus, até 2001, onde conquistou seis títulos, dentre os quais uma Copa Intercontinental e uma Supercopa da Uefa. De lá, conseguiu o destaque necessário para viver os melhores momentos da carreira, como um dos grandes ídolos do futebol espanhol: em 2001, Zizou foi para o Real Madrid, onde jogou ao lado de Ronaldo, Figo, Bechkham, Roberto Carlos e Raúl, os galácticos.

Pelos merengues, ele conquistou uma Liga dos Campeões, um Intercontinental, uma Supercopa da Uefa, um Campeonato Espanhol e duas Supercopas da Espanha. Ali ele encerrou sua carreira, com 227 partidas e 49 gols marcados. Como se não bastasse, mais tarde ele voltaria para o clube para uma era como treinador. Ele iniciou seus passos como técnico em 2013, como auxiliar, depois treinou o Real Madrid Castilla, o time B.

Entre 2016 e 2018, porém, fez sua primeira passagem no time principal e, logo de cara, conquistou três Ligas dos Campeões seguidas, dois Mundiais de Clubes, duas Supercopas da Uefa, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha. Após a conquista da sua última Liga dos Campeões, ele anunciou sua saída do clube, mas, menos de um ano depois, voltou ao comando do Real e ergueu outra Supercopa.

Agora, Zidane tem a chance de conquistar seu segundo título da La Liga como treinador. A oito rodadas do fim do torneio, Real Madrid e Barcelona estão empatados com 65 pontos cada, mas os Merengues ocupam o 1º lugar pelos critérios de desempate.

Abaixo veja raras fotos do jogador:

Time do Bordeaux, no início dos anos 90. Em pé da esquerda para a direita, o primeiro é o até então cabeludo Zidane, seguido pelo zagueiro brasileiro Márcio Santos. Dos agachados, Valdeir é o terceiro, seguido pelo lateral Lizarazu. Foto: Arquivo pessoal de Valdeir.

Zidane, novinho, defendendo o Bordeaux no início dos anos 90

Pela seleção francesa, a história de sucesso não foi diferente. Sua primeira convocação foi em 1994 e ele esteve presente de forma determinante nas duas maiores conquistas do país até então: a Copa do Mundo de 1998, na qual marcou dois gols na final diante do Brasil, e Eurocopa de 2000. Diante de toda a sua carreira, recebeu por três vezes o troféu de Melhor do Mundo da Fifa (1998, 2000 e 2003) e sua última competição da carreira foi a Copa de 2006, vencida pela Itália.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES