O novo mercado: Conheça a E-Velox, a criptomoeda do e-commerce

O mercado das moedas virtuais atingiu em outubro a marca de R$ 3 trilhões em capitalização, seis vezes mais do que em novembro do ano passado.

Conheça a E-Velox, a criptomoeda do e-commerce | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O crescimento do e-commerce já era acelerado antes de 2020. Então, veio a pandemia e obrigou todo mundo a adaptar-se a novas realidades e superar resistências. Não deu outra: as compras nas lojas virtuais dispararam, fechando o ano passado com alta de 75% em relação ao ano anterior – segundo dados da Mastercard. Ao mesmo tempo, outra transformação digital vem mudando os nossos conceitos em relação ao dinheiro: as criptomoedas. O mercado das moedas virtuais atingiu em outubro a marca de R$ 3 trilhões em capitalização, seis vezes mais do que em novembro do ano passado.

Com o e-commerce em alta e cada vez mais pessoas e instituições aderindo às criptomoedas, o empreendedor Marcelo Queiroz, da CryptoVelox, percebeu a chance de juntar o melhor dos dois mundos. Assim, surgiu um dos mais inovadores projetos dos últimos tempos: a Velox.

A velox é uma criptomoeda com um propósito: facilitar as transações em sites de e-commerce, reduzindo custos e o tempo de espera do lojista para receber por suas vendas.

E-Velox, o novo mercado virtual- Foto: Ilustrativa

Investimento com lastro

A diferença da Velox para as criptomoedas que pipocam a toda hora nesse setor é que ela é lastreada em uma loja virtual, a E-Velox. O e-commerce vende principalmente eletrônicos de marcas como Apple, Sony, LG, Samsung e Xiaomi. Os produtos podem ser pagos tanto da forma tradicional quanto na moeda da casa, ou seja, a Velox. Quem opta pela cripto tem uma vantagem adicional: ganha 10% de desconto.

“Não é só pelos 10%!”, ressalta Marcelo Queiroz, fundador e CEO da Velox e da E-Velox. “Se a pessoa quiser só comprar um iPhone, ele pode entrar no e-commerce, adquirir a moeda e desfrutar do desconto. Mas se quiser deixar um valor em Velox na carteira, esse investidor se associará a um projeto seguro e a um investimento muito promissor. Os detentores da moeda vão receber 1% de todas as transações com a cripto. E a cada mês, vamos queimar 2% do volume total do estoque de tokens para propiciar a valorização da moeda”.

Marcelo, que tem uma longa trajetória no mundo das criptos, acredita que a E-Velox tem tudo para se tornar a maior rede de compra e venda de bens por meio de moedas virtuais a nível global. “Estamos chegando à quarta geração do mundo cripto”, diz.

A moeda

A Velox foi lançada em 19 de setembro e atraiu até agora mais de 3.300 investidores (holders, no jargão do mundo cripto). É uma moeda descentralizada (DeFi), com transações registadas em blockchain – a rede que armazena todas as negociações dos ativos de forma transparente e sem possibilidade de alterações.

“Essa é a garantia de segurança de todo holder. O dinheiro dele não está na mão de ninguém, está na rede. Além disso, nosso contrato é claro, com lastro e objetivo, e auditado pela Techrate. Não é como algumas criptos que a gente não sabe nem o que tem por trás. O risco do investimento aqui é apenas o do mercado financeiro: a volatilidade mais acentuada que é característica das negociações com moedas virtuais.”

Marcelo Queiroz, fundador e CEO da Velox e da E-Velox

Segundo o white paper da Velox , o suprimento total é de 500 milhões de unidades, dos quais boa parte será queimada ao longo do tempo. “A tendência é chegarmos a 100 milhões, levando a moeda a um patamar de valor bem mais elevado que o atual. Planejamos como um investimento de longo prazo. O investidor ganha com a valorização e com os dividendos do site.”

A taxa de negociação paga pelos investidores é bem abaixo da que é geralmente praticada no mundo cripto: 3%, o que é outro fator de redução de risco de investimento.

Em pouco tempo, a Velox já chamou a atenção do mercado. As cotações da criptomoeda já são acompanhadas e divulgadas pela plataforma CoinMarketCap, principal referência em informação sobre cotações de moedas virtuais. A norte-americana Coinbase, uma das principais plataformas de cripto a nível global, também incluiu a moeda no radar.

A loja

A E-Velox, lançada em outubro, é uma das primeiras lojas virtuais baseadas no Brasil a aceitar criptomoedas para pagamento. E o primeiro e-commerce a lançar os próprios tokens. A escolha pelos eletrônicos como principais produtos à venda nesse primeiro momento é estratégica. Os sócios já atuavam na área de e-commerce de eletrônicos. “A gente começou com nossos próprios produtos para todo mundo ver como a coisa funciona”, diz Queiroz.

No entanto, o plano de expansão é ambicioso. “Nós vamos nos transformar em um marketplace com vendas que poderão ser em cripto ou em dinheiro. Nossa plataforma é muito grande e logo vai começar a receber parceiros e teremos roupas, perfumes… até automóveis. Já estamos em contato com lojistas e fabricantes de vários setores”, adianta Queiroz. “A plataforma terá buscas regionalizadas. A pessoa em Brasília encontrará uma pizzaria lá na cidade dele e poderá ter vantagens se pagar com a cripto.”

A expansão, no entanto, não será em ritmo excessivamente acelerado. A prioridade no momento é aumentar o número de holders, criando, com isso, um ecossistema atrativo para parceiros de todos os portes. “O próximo passo é lançar o aplicativo para celulares. Depois, teremos a abertura para vendas também fora do Brasil, já no início do próximo ano”.

Para os lojistas que aderirem ao marketplace, a maior vantagem será a de não ter que arcar com os custos com cartões e meios de pagamento. Enquanto as transações pelos métodos tradicionais podem levar até 6% do valor da venda, por meio da Velox, as despesas ficarão em torno de 2%. “O lojista vai poder escolher entre receber o valor de suas vendas em moeda corrente ou manter uma carteira de Velox, recebendo dividendos. Com esse custo menor, ele vai ter muito mais poder de competição”, lembra Queiroz.

A Velox também poderá, futuramente, ser adotada por outros e-commerces. A moeda já pode ser comprada em três diferentes plataformas, a PanCake Swap e a FEGEx, além da Coinsbit, que atende em diversos países. Em breve, os tokens poderão ser comprados em outras plataformas. “Estamos trabalhando para criar uma grande rede de compra e vendas de produtos com criptomoedas”, afirma Queiroz. “Esse é o futuro”.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES