Matões: O Programa Saúde na Escola realiza palestras de prevenção

Matões: O Programa Saúde na Escola realiza palestras de prevenção

Mulheres e Profissionais após a palestra | Aristeu Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em apoio ao movimento do Outubro Rosa, o Programa Saúde na Escola – PSE  realizou na manhã desta terça-feira (30/10), várias palestras com os seguintes temas abordados: Sífilis, Câncer de Mama e do Colo do Útero, dando ênfase à importância da prevenção. A palestra ocorreu na escola êxito localizada no bairro Taioba e contou com total participação das enfermeiras da referida unidade básica de saúde.

Durante a palestra, destacou-se a importância do estilo de vida saudável e orientou as mulheres presentes sobre os fatores de risco. As enfermeiras Kaline Fonseca de Sousa e Ionara Luiz da Costa, fizeram questão de destacar alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento do câncer na mulher como, por exemplo, a primeira menstruação antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar após os 55 anos e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença, ressaltou as enfermeiras.

De acordo com a Coordenadora do PSE Andréia Pereira Ribeiro, disse que é possível prevenir o câncer de mama, e em até 90% dos casos existe a cura, quando a doença é diagnosticada inicialmente. "A mulher precisa se autoconhecer e ao identificar qualquer anormalidade em seu corpo, principalmente nas mamas, é imprescindível que ela procure ajuda e orientação médica", alertou a coordenadora Andréia Pereira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES