Prefeito de Parnarama presta conta em nota dos dez primeiros meses

Prefeito de Parnarama presta conta em nota dos dez primeiros meses

Prefeito de Parnarama Raimundo Silveira | Aristeu Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Completamos dez meses de administração municipal, mesmo diante do cenário de crise, temos avançando a passos curtos, mas seguros, no sentido de garantir serviços que vão bem além do essencial. A lentidão da economia, o cenário de inflação, mas principalmente, as perdas sofridas pelas prefeituras em todo o estado, quando foram penalizadas pela portaria nº 823/2017 do Governo Federal, com a retirada de R$ 177 milhões relativos ao ajuste anual do Fundeb têm abalado as prefeituras e a de Parnarama foi uma das mais castigadas, sofrendo a perda de R$ 1.040.134,88 que comprometem investimentos de grande necessidade para a população, principalmente o pagamento da folha de servidores da educação. A Confederação Nacional dos Municípios anuncia ainda, através de estudos, indicativos de mais cortes para o próximo ano.

Ao longo de todas as minhas gestões jamais atrasei salários e sempre honrei meus compromissos com os cidadãos parnaramenses, são quase vinte anos de luta para vencer as dificuldades de uma cidade com muitos problemas e grandes desafios, como quase todos os municípios maranhenses. Venho lutado arduamente para continuar a cumprir os compromissos diante das dificuldades, especialmente no que diz respeito ao pagamento dos servidores.

Não estou dando continuidade de mandato, recebi a Prefeitura de Parnarama do meu antecessor, com graves problemas e tivemos que corrigir e regularizar as obrigações e encargos públicos que estavam desordenados e comprometendo seriamente a participação do município como beneficiário dos programas federais e outros de direito.

Hoje Parnarama está com nova aparência, recebeu asfaltamento, limpeza urbana, iluminação pública, revitalização de praças e pavimentação de ruas e avenidas. Com a recente aquisição de uma motoniveladora, demos início a reformas e abertura de estradas vicinais. No sistema de abastecimento de água iniciamos limpeza nas caixas d´águas, começando pelo Chapadão. Garantimos a abertura de poços e instalação da rede de distribuição, principalmente na Zona rural, proporcionando o acesso da água em diversas casas. Recebemos dez cisternas pelo Programa Primeira Água, todas destinadas ao abastecimento das escolas na Zona rural, com capacidade de até 52 mil litros de água, um serviço de grande necessidade para a população.

Estamos em dia com o planejamento escolar, otimizamos o transporte e trocamos todo o material permanente das escolas, tanto na sede quanto na Zona Rural. Diversos serviços têm sido levados aos agricultores rurais, como distribuição de sementes, visitas técnicas, instalação da Unidade Municipal de Cadastramento e da Sala da Cidadania no município já são progressos conquistados. Garantimos a política de segurança alimentar, a manutenção dos conselhos e a realização de conferências municipais.

Demos passos decisivos para a inclusão da população nos programas federais e lançamos novas assistências voltadas às famílias, crianças, idosos e jovens, dentro das suas especificidades.

O combate a violência é tema constante das nossas reuniões administrativas na busca de soluções para o problema que afronta especialmente crianças e mulheres. Para lidar de forma efetiva com a situação, estamos nos organizando em rede para enfrentarmos a violência e trabalharmos em parceria com diversos órgãos afins, a exemplo da Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha.

Reestruturamos postos de saúde, intensificamos atendimentos e recuperamos uma ambulância que encontramos inoperante. Revitalizamos o estádio de futebol e voltamos a realizar torneios e campeonatos em diversas modalidades esportivas. É de conhecimento público que todos os esforços estão sendo empenhados para fazer dessa cidade um lugar digno e melhor para cada cidadão. A gestão municipal está a disposição de todos que desejam, pela única e correta via, se informar acerca de fatos que envolvem a administração pública, sejam eles atrasos em folhas de pagamento, falta de água ou os motivos que impossibilitam a realização de determinados eventos. Temos uma administração transparente e disposta ao diálogo.

Raimundo Silva Rodrigues da Silveira

Prefeito Municipal de Parnarama



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES