Governador do Maranhão cria Força-tarefa para proteger índios

Governador Flávio Dino determinou a criação de uma força-tarefa para ajudar a proteger terras indígenas e os índios guardiões da floresta

Decreto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o assassinato do líder indígena Paulo Paulino Guajajara,  na última sexta, 1, no interior da Terra Indígena Arariboia (MA), o governador Flávio Dino editou um decreto que autoriza a criação de uma força-tarefa de Proteção à Vida Indígena (FT-Vida).

De acordo com o documento, a Força Tarefa Vida será formada por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros e estará sob a competência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com assessoramento da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). E terá duração indeterminada.

O decreto prevê a orientação, a capacitação e a comunicação com grupos específicos dos povos indígenas que, sem o uso de armas de fogo, façam ações preventivas de vigilância em terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.  A FT-Vida também tem o objetivo de auxiliar na prevenção e no combate à exploração ilegal de madeira em terras indígenas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES