1° Caminhada espacial apenas com mulheres deve acontecer este mês

A NASA confirmou a informação na última Terça-feira

| Reprodução /NASA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As astronautas Anne McClain e Christina Koch protagonizarão no próximo dia 29 de Março a primeira caminhada espacial feita exclusivamente por mulheres, a informação foi confirmada pela nasa na última Terça-feira (19).  A diretora principal de voo da missão destacou que este marco pode "inspirar" novas gerações.

A diretora principal de voo da missão, Mary Lawrence, explicou em uma conferência no Johnson Space Center de Houston (Texas), que caso aquilo que foi planejado para a missão for cumprido, "Anne e Christina terão a oportunidade de estar na primeira expedição sem homens".

Astronautas Anne McClain e David Saint-Jacques são fotografados ao lado de dois trajes espaciais  Foto: Nasa 

O momento faz parte da Expedição 59, missão que também inclui outros dois percursos espaciais que deverão ser realizados nos dias 22 de março e 8 de abril.

"Será um momento de orgulho para a Nasa", assegurou Lawrence, que estará esse dia em terra junto com Jackie Kagey, que atuará como controladora de voo da caminhada.

McClain, que é comandante do exército dos Estados Unidos e foi piloto de helicóptero, está desde dezembro do ano passado na Estação Espacial Internacional (EEI), onde pesquisadores de diversas nações colaboram lado a lado.

Já Koch, graduada de Engenharia Elétrica e que trabalhou em expedições ao Polo Sul e ao Ártico, fez no último dia 14 de março seu primeiro voo espacial.

Ambas terão como tarefa a substituição de um jogo de baterias.

"Certamente, isto pode inspirar novas gerações de exploradores espaciais", ressaltou Lawrence.

Nesta Sexta-feira (22), sete dias antes do percurso que as duas astronautas esperam fazer, McClain e seu companheiro Nick Hague terão como missão substituir as baterias de níquel-hidrogênio por novas de íones de lítio para o canal de energia em um dos painéis solares da EEI.

Um terceiro percurso, no qual participarão Hague e David Saint-Jacques, integrante da Agência Espacial Canadense, está programado para 8 de abril e terá como objetivo as instalações de cabos na estação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES