1° Passeio Ciclístico marca prevenção ao suicídio em Teresina

Cerca de 800 pessoas participaram do Passeio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cada momento somos abalados por casos de pessoas que cometem suicídio, uma ocorrência, tristemente cada dia mais comum e que atinge principalmente jovens. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, desde que haja ajuda e atenção.

Crédito: Vanderson de Paulo

E foi com esse objetivo de valorizar que a vida é mais importante que cerca de 800 pessoas acordaram cedo no domingo (22), para mostrar que o esporte pode ser um instrumento de alerta e prevenção para esse problema sério e silencioso. Elas participaram do 1° Passeio Ciclístico, promovido pelos integrantes do Ciclismo Piauiense e o Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS/PMPI), como parte da programação das atividades que serão desenvolvidas na Campanha do Setembro Amarelo em Prevenção ao Suicídio à cidade.

O entusiasta da causa e chefe do CAIS/PMPI, major Marcos, explica que o Passeio ajuda a unir as pessoas em torno de um assunto importante. Primeiro a saúde, e depois também a questão do suicídio, hoje um mal que aflige a sociedade. "Realizamos esse primeiro Passeio 'Unidos Pela Vida', junto com a Polícia Militar, e onde a sociedade comece a repensar para abraçarmos e preservarmos a vida. Queremos que todos os teresinenses repensem a valorização da vida no mês do Setembro Amarelo", conta.

A concentração, às 7h, em frente ao Quartel do Comando Geral, na Av. Higino Cunha, iniciou com um culto ecumênico com capelães da PM e trouxe gente disposta a mostrar que a vida segue por outro caminho. Logo após, vestidos de amarelo, os participantes de todas as idades percorreram 12,7 Km, finalizando o Passeio no Parque da Cidadania, com entrega de brindes, mudas de plantas e muitas atividades.

A adoção de práticas rotineiras de hábitos saudáveis - pedalar, por exemplo, é como antídoto natural contra as causas do ato de tirar a própria vida. Essa ideia foi reforçada no giro. "Com o esporte, podemos valorizar a vida e a sociedade abraçou a ideia que superou as expectativas, e só agradecemos", atesta o major Marcos.

A expectativa é que a ação ocorra sempre na mesma data e abranja outras cidades. "A ideia é levar, na mesma data, esse evento que movimentará o Piauí. Para o próximo ano, iremos fazer em mais quatro cidades: Picos, Parnaíba, Floriano e Corrente", afirma Marcos.

Saiba como encontrar ajuda - O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, por meio do telefone 188, chat 24 horas, e-mail e até mesmo pessoalmente. Voluntários se revezam para conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos. Mais informações no site www.cvv.org.br. A rede pública, através do SUS também, oferece ajuda. Se precisar, procure, pratique esporte e viva melhor.

Crédito: Junior Lobo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES