Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

1° Passeio Ciclístico marca prevenção ao suicídio em Teresina

Cerca de 800 pessoas participaram do Passeio

Compartilhe
Google Whatsapp

A cada momento somos abalados por casos de pessoas que cometem suicídio, uma ocorrência, tristemente cada dia mais comum e que atinge principalmente jovens. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, desde que haja ajuda e atenção.

Crédito: Vanderson de Paulo

E foi com esse objetivo de valorizar que a vida é mais importante que cerca de 800 pessoas acordaram cedo no domingo (22), para mostrar que o esporte pode ser um instrumento de alerta e prevenção para esse problema sério e silencioso. Elas participaram do 1° Passeio Ciclístico, promovido pelos integrantes do Ciclismo Piauiense e o Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS/PMPI), como parte da programação das atividades que serão desenvolvidas na Campanha do Setembro Amarelo em Prevenção ao Suicídio à cidade.

O entusiasta da causa e chefe do CAIS/PMPI, major Marcos, explica que o Passeio ajuda a unir as pessoas em torno de um assunto importante. Primeiro a saúde, e depois também a questão do suicídio, hoje um mal que aflige a sociedade. "Realizamos esse primeiro Passeio 'Unidos Pela Vida', junto com a Polícia Militar, e onde a sociedade comece a repensar para abraçarmos e preservarmos a vida. Queremos que todos os teresinenses repensem a valorização da vida no mês do Setembro Amarelo", conta.

A concentração, às 7h, em frente ao Quartel do Comando Geral, na Av. Higino Cunha, iniciou com um culto ecumênico com capelães da PM e trouxe gente disposta a mostrar que a vida segue por outro caminho. Logo após, vestidos de amarelo, os participantes de todas as idades percorreram 12,7 Km, finalizando o Passeio no Parque da Cidadania, com entrega de brindes, mudas de plantas e muitas atividades.

A adoção de práticas rotineiras de hábitos saudáveis - pedalar, por exemplo, é como antídoto natural contra as causas do ato de tirar a própria vida. Essa ideia foi reforçada no giro. "Com o esporte, podemos valorizar a vida e a sociedade abraçou a ideia que superou as expectativas, e só agradecemos", atesta o major Marcos.

A expectativa é que a ação ocorra sempre na mesma data e abranja outras cidades. "A ideia é levar, na mesma data, esse evento que movimentará o Piauí. Para o próximo ano, iremos fazer em mais quatro cidades: Picos, Parnaíba, Floriano e Corrente", afirma Marcos.

Saiba como encontrar ajuda - O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, por meio do telefone 188, chat 24 horas, e-mail e até mesmo pessoalmente. Voluntários se revezam para conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos. Mais informações no site www.cvv.org.br. A rede pública, através do SUS também, oferece ajuda. Se precisar, procure, pratique esporte e viva melhor.

Crédito: Junior Lobo





Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×