Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

10 hábitos que devem ser adotados para uma boa saúde bucal

Especialista listou cuidados para evitar doenças dentárias

Compartilhe

Uma arcaria dentária completa de um adulto apresenta 32 dentes, com funções de cortar, triturar e prender alimentos. Eles são fundamentais tanto para alimentação quanto para estética. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes. Entre as diversas doenças dentárias existentes, cárie, halitose (mau hálito) e sensibilidade são as mais comuns. Para prevenir e cuidar da saúde bucal, o dentista Cláudio Fróes listou 10 cuidados que devem se tornar hábitos diários:  

1) Escovar os dentes pelo menos três vezes com escova de cerdas macias e pontas arredondadas, principalmente após as refeições.  É importante realizar a técnica de escovação dentária correta e realizar movimentos suaves para evitar ferimentos na gengiva.

2) Preferir creme dental com flúor, que interfere na dinâmica do processo da cárie, favorecendo o controle da doença, pois desorganiza a placa bacteriana e favorece a reposição mineral no dente.

3) Usar fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana nos espaços interproximais. 

4) Higienizar a língua, pois sobre ela são depositados restos de alimentos e bactérias formando a saburra lingual. A limpeza pode ser feita com escova dental ou limpadores de língua. A saburra lingual é uma das grandes responsáveis pela halitose.

5) Usar enxaguatório bucal para complementar a higiene bucal e não enxaguar a boca após o bochecho, para que a substância permaneça por mais tempo em contacto com os tecidos bucais. Os enxaguatórios contém substâncias que eliminam as bactérias que causam a inflamação gengival e a doença cárie, combatendo o mau hálito.

6) Com relação a dieta evitar a ingestão de sacarose (açúcar), principalmente entre as refeições, principalmente alimentos pegajosos, que permanecem por mais tempo em contato com a superfície dental. Atenção a freqüência de ingestão destes alimentos. Dê preferência a eles durante as refeições principais, momento em que a higiene bucal será realizada.

7) O clareamento dental tem como objetivo a remoção dos pigmentos que se acumularam na superfície dental, não alterando a cor original do dente. Pode ser feito no consultório, em casa ou em ambos, sendo o acompanhamento do dentista indispensável. O intervalo de tempo para a repetição do procedimento dependerá dos hábitos do paciente. Porém recomenda-se um intervalo mínimo de 3 a 4 anos.

Istock

8) Em casos de hipersensibilidade dentária o profissional deve ser consultado, pois o tratamento depende da causa, ou seja, nem todos os casos de sensibilidade podem ser resolvidos com o uso de cremes dessensibilizantes dentários. 

9) Estar atento à saúde da gengiva. Sangramento durante a escovação ou uso de fio dental é o primeiro sinal de inflamação, a gengivite.

10) Visite regularmente o dentista. Preferencialmente a cada seis meses, pelo menos.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar