10 perguntas e respostas sobre infecção urinária no homem

Doença pode ser transmitida por relação sexual sem proteção e pela invasão de germes via canal da uretra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito se fala sobre a infecção urinária feminina, que é mais comum em mulheres devido a sua anatomia, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Mas, a doença também afeta a saúde do homem e, pode acometer todo o trato urinário quando não tratada corretamente. Em meio as dúvidas sobre o assunto, o Dr. Marcos Tobias Machado, esclarece os principais pontos dos sintomas, diagnósticos e tratamentos sobre a doença.

Veja a seguir:

1) O que é infecção urinária no homem?

O trato urinário é normalmente estéril, ou seja, não é habitado por bactérias ou qualquer outro microorganismo. A infecção urinária é caracterizada pela presença de alguma bactéria ou fungo no trato urinário.

2) Quais os principais tipos?

No homem, os principais sítios de infecção são a uretra, a próstata e o rim.

3) Existe maior incidência com a idade ou não?

Em todas as faixas etárias pode haver o desenvolvimento de infecção urinária. O que muda são os fatores causais. Nas crianças, anomalias congênitas como hidronefrose ou refluxo são as principais causas. Nos adultos jovens, a presença de atividade sexual predispõe ao quadro. Nos idosos, alterações do envelhecimento associadas a doenças da próstata são os fatores mais importantes.

4) Quais são os sintomas?

A presença de sintomas depende dos órgãos comprometidos. No caso de uretrite, os principais sintomas são o ardor ao urinar e a eliminação de secreção pela uretra. Nos casos de prostatite os sintomas de irritação do trato urinário inferior com dor ao urinar, urinar várias vezes ao dia, jato urinário intermitente, associado a sintomas de desconforto perineal, escrotal e ejaculatório sao os sintomas mais frequentes.

Quando a infecção é proveniente dos rins, além dos sintomas urinários podem ocorrer dor lombar e febre.

5) Há fatores de riscos?

Nos casos de uretrite a causa é sempre um contágio através de relação sexual sem proteção. Para os casos de prostatite, a causa normalmente é a invasão de um germe por via uretral, que acaba se desenvolvendo na próstata como reservatório.

Mais raramente a prostatite aguda pode acontecer devido a um germe proveniente de um foco infeccioso, como por exemplo um abscesso dentário, que circula no sangue e penetra na próstata.

Nos casos de infecção renal normalmente existe alguma anomalia renal de dificuldade de drenagem da urina ou a presença de cálculo renal infectado.

6) É possível evitá-la? De que forma?

Sexo com proteção e higiene genital após a relação sexual são medidas preventivas em alguns casos. Fazer exames regulares para detecção de algum fator de risco também ajuda a detectar e tratar doenças urológicas, que predispõem a infecção urinária.

7) Quais tipos de exames a detectam?  

O exame de urina tipo I, ou urinálise, é o exame de triagem que detecta o aumento dos glóbulos brancos na urina e eventualmente a presença de nitrito. Esses achados sugerem fortemente a presença de infecção urinária. O exame de certeza é a urocultura, onde é possível isolar o germe responsável pela infecção, que informa também sobre a sensibilidade antibiótica do germe através do antibiograma.

Exames de imagem como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética são úteis para investigação das condições causais que devem ser tratadas.

8) Quais podem ser os tratamentos indicados?

O tratamento inclui uso de antibióticos depois do fator causal.

9) No homem, também existe infecção urinária de repetição?

Caso o fator causal não seja removido, como a extração de um cálculo ou a drenagem adequada da bexiga através de sondas ou cirurgia, a infecção urinária pode retornar e até agravar o estado clínico do paciente.

10) Existe alguma diferença entre a infecção urinária entre homens e mulheres? Se sim, qual?

A infecção urinária na mulher pode ter ou não um fator anatômico causal. Em casos onde não existe, sabemos que, devido a proximidade da uretra e do ânus, algumas bactérias que têm fatores de adesão ao epitélio dos órgãos urinários podem invadir a bexiga ou eventualmente subir até o rim, causando pielonefrite aguda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES