100 kg de óleo já foram recolhidos das praias piauienses

A Semar está treinando equipes para reforçar os trabalhos

Treinamento | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) iniciou, na tarde da última terça-feira (22), em Ilha Grande, o treinamento para coleta e armazenamento adequado de substâncias oleosas. Também serão treinadas equipes designadas pelas prefeituras de Cajueiro da Praia, Parnaíba e Luís Correia.

Ao todo, já foram recolhidos nas praias piauienses aproximadamente 100 kg de resíduos oleosos na forma de óleo bruto e resíduos contaminados. Todo material encontrado foi prontamente acondicionado em sacos e depositado em recipiente plástico, permanecendo sob a guarda dos órgãos ambientais.

“O treinamento tem sido intenso. Nele, trabalhamos desde os aspectos da coleta até o acondicionamento de substâncias oleosas, destacando sempre a importância do uso de equipamento de segurança”, afirma a auditora fiscal Ambiental da Semar, Waneska Vasconcelos, responsável pelo treinamento.

Divulgação

De acordo com Renato Nogueira, Gerente de Fiscalização Ambiental da Semar, o monitoramento continua de modo intensivo. “As praias estão limpas, mas seguimos atentos. Nossa preocupação é retirar qualquer material oleoso que possa vir a aparecer nessas áreas e depois acondicioná-lo em local seguro, longe do meio ambiente”, destaca.

Após uma semana de trabalho por toda a extensão do litoral e inspeção detalhada em sítios nos quais ocorreram a maior deposição de resíduos oleosos, a Semar torna público o Relatório de Monitoramento Ambiental.

Relatório

A equipe responsável pelo material é formada por duas biólogas e um engenheiro químico. Os profissionais atestam que foram encontradas manchas de óleo dispostas pontualmente nas praias piauienses, variando de 2 cm a 140 cm.

As manchas não apresentavam aspecto de óleo fresco, sugerindo, portanto, que estavam depositadas no local a um certo tempo. Além disso, elas estavam depositadas em sedimentos arenosos, rochas e resíduos sólidos, como plásticos, cordas e pedaços de madeira ou agregadas a algas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES