13ª Encontro de Bois de Teresina tem início neste fim de semana

A festa acontece no Parque da Cidadania

Uma das manifestações folclóricas mais tradicionais da cultura piauiense, o boi, será exaltado neste final de semana no Parque da Cidadania com a 13ª edição do Encontro de Bois de Teresina. O evento é gratuito e tem início a partir das 19h.


Na intenção de cultivar o folclore, doze bois irão se apresentar nos dois dias de evento. No primeiro dia, os bois Capricho da Ilha, Boi Precioso (Boi de Orquestra), Mimo de Santa Cruz, Nosso Brasil, Riso da Floresta e Estrela da Noite estarão animando o parque.

O Encontro de Bois é uma realização da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). De acordo com o presidente da FMCMC, Luis Carlos Alves, é um momento que reúne muitas famílias e incentiva a continuação do nosso folclore. “A maioria dos bois são formados por grupos familiares, algo passado entre gerações e as apresentações reúnem outras diversas famílias. Os pais levam os filhos e apresentam a cultura de raiz, alimentando a força do nosso folclore”, afirmou.

O domingo, segundo dia de festa, irá começar com uma encenação do Boi Beija Flor da Floresta, que irá contar a história do boi. Em seguida começam os grupos Chacumboi, Brilho da Noite, Estrela Dalva, Riso da Mocidade, Imperador da Ilha.

Assim como outras edições, o 13ª Encontro de Bois não tem caráter competitivo e sim objetivo de valorizar o folclore mais popular e incentivar o amadurecimento da cultura regional.


Fonte: PMT
logomarca do portal meionorte..com