14º salário não será liberado aos aposentados do INSS; veja o motivo

Proposta está em debate desde o ano passado e acabou ganhando forte apoio popular nas redes sociais por causa da antecipação do 13º salário.

pensionista | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de o governo federal ter antecipado o 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais uma vez este ano, a possibilidade de uma parcela extra para o final do ano, o chamado 14º salário, voltou a ganhar força.

A proposta, que está em debate desde o ano passado, acabou recebendo forte apoio popular nas redes sociais. O assunto também acabou sendo alvo de fake news, que afirmavam que o benefício seria de fato pago no mês de dezembro de 2021 para quem era segurado do instituto.

No entanto, é importante destacar de antemão que o 14º salário do INSS não será pago este ano. Neste caso, entenda a seguir os motivos para isso acontecer, apesar de todas as previsões favoráveis a sua implementação.

Por que o 14º salário não será pago em 2021?

Um dos motivos para que o projeto do abono extra não saia do papel está na falta de iniciativa parlamentar, que não tem encontrado um espaço na agenda legislativa para encaixar o conteúdo da medida para apreciação.

Outro ponto que causa o entrave do 14º salário são as desavenças políticas, sobretudo quando uma matéria é defendida por um parlamentar da base do governo ou oposição. Dessa forma, é preciso um esforço conjunto daqueles que são a favor da medida para fazer o texto avançar e chegar até a votação.

O cenário político complexo no qual estamos vivendo hoje em dia também pode ser considerado um dos pontos chaves para a impossibilidade do projeto. Em tempos de pandemia, toda e qualquer medida econômica gera repercussão. E quanto mais sensível o tema, maiores serão os empecilhos para ele ser colocado em debate.

Por tudo isso, é importante deixar claro que os pontos trazidos para justificar a inviabilidade do 14º salário do INSS são vários, porém não é possível definir com clareza quais deles contribuem para a medida não andar. Resta saber se futuramente, com as propostas tramitando na Câmara e no Senado, haverá um parecer sobre o resguardo financeiro aos segurados do INSS durante a pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES