140 milhões de pessoas tem o transtorno afetivo bipolar

O transtorno bipolar pode se manifestar em qualquer idade e o diagnóstico é capaz de ser desafiado

Mais de 140 milhões de brasileiros possuem transtorno bipolar | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pintor pós-impressionista holandês Vicent Van Gogh foi diagnosticado como provável portador do transtorno bipolar. O problema atinge muitas pessoas no mundo é algo que precisa ser discutido.

Até para combater o preconceito, principalmente, com os portadores da doença, e levar informação à população em geral, quebrando tabus, pois a desinformação é uma das barreiras enfrentada pelos pacientes, familiares e profissionais da saúde.

“O transtorno bipolar tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares”, diz a psiquiatra Aline Valente Chaves e membro da comissão científica da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).

Entre as características do transtorno bipolar temos alterações bruscas do humor que afetam a habilidade da pessoa de lidar com as tarefas do dia a dia, e interferem significativamente nas relações interpessoais e na qualidade de vida dos indivíduos. 

Transtorno afetivo bipolar atinge 140 milhões de brasileiros/reprodção internet

Os sintomas costumam vir acompanhados com frequência de alteração de sono, do apetite, alterações do ânimo a alterações do pensamento, tais como extremo pessimismo e ideias suicidas na depressão e de ideias de grandiosidade e poder nos estados maníacos”, explica a psiquiatra.

A doença é identificada pelas fases mais leve e de mania moderada ou grave e os estados mistos, onde há uma mescla de sintomas das ordens.

O transtorno bipolar pode se manifestar em qualquer idade e o diagnóstico é capaz de ser desafiador, pois, muitas vezes, é confundido com outras doenças. Há pessoas que apresentam sintomas como ansiedade, distúrbios de atenção e comportamentais, como déficit de atenção e hiperatividade, e até mesmo mudanças constantes de humor, mas não desenvolvem bipolaridade.

Causas de incapacidade

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno afetivo bipolar atinge atualmente cerca de 140 milhões de pessoas no mundo e é considerada uma das principais causas de incapacidade.

Van Gogh tinha transtorno bipolar

A psiquiatra ressalta que a doença não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado que inclui o uso medicamentos, psicoterapia, principalmente a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) e mudanças no estilo de vida, tais como, o fim do consumo de substâncias psicoativas, como a cafeína, álcool e de outras drogas em geral.

Adquirir novos hábitos também colaboram com o controle do quadro como manter uma rotina de alimentação saudável e de sono regulado; praticar atividades físicas que podem ser leves, como caminhadas e natação, e qualquer atividade que contribua para a diminuição dos níveis de estresse.

É importante destacar, que buscar orientação médica diante de qualquer sintoma é a maneira mais correta para diagnosticar corretamente a doença, assim como realizar os tratamentos adequados, resultando na melhora da qualidade de vida ao paciente e familiares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES