15 medicamentos para diabetes estão em falta no Piauí

Alguns dos medicamentos, essenciais para a vida de milhares de pacientes, já faltam há um ano

Farmácia do Povo será alvo de manifestações nesta quinta-feira | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seis entidades que representam pacientes com doenças crônicas e imunossupressão estarão juntas, nesta quinta (16), às 9h30, em frente à Farmácia do Povo, para a realização do ato UNIDOS PELA VIDA. Apostando na união de força, o grupo pretende mostrar a realidade das pessoas que dependem da Farmácia do Povo no Piauí e também reivindicar todas as medicações que estão em falta no espaço, que é de responsabilidade do Governo do Estado.

Alguns dos medicamentos, essenciais para a vida de milhares de pacientes, já faltam há um ano. Mesmo com muitas cobranças, reuniões e audiências no Ministério Público do Piauí, a situação não vem sendo resolvida. Dos 19 medicamentos dispensados para pessoas com diabetes, por exemplo, apenas quatro estão no estoque da farmácia e esta é uma situação recorrente.

 “A Farmácia do Povo tem um grave problema crônico de desabastecimento. Isso traz sofrimento, morte, podendo ser considerado como um grave crime contra a vida”, afirma Jeane Melo, presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

Farmácia do Povo será alvo de manifestações nesta quinta-feira Pacientes de várias patologias e representantes da Associação dos Diabéticos do Piauí, da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, da Associação dos Hemofílicos do Piauí, da Associação Piauiense dos Pré e Pós-Transplantados, da Associação de Anemia Falciforme do Piauí e do movimento Visibilidade Tx estarão juntos para chamar a atenção para o problema e solicitar um encontro com o governador Wellington Dias e o secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto.

“A morosidade dos processos, o excesso de burocracia, a falta de pagamentos aos fornecedores e a falta de senso de prioridade vem sendo demonstradas como os maiores entraves para que o Governo do Estado venha a cumprir o seu papel. Nada disso promove a saúde e a qualidade de vida dos piauienses. A nossa intenção é gerar um movimento capaz de promover um interesse maior da gestão neste momento tão desesperador para milhares de cidadãos que não têm os seus direitos respeitados. Como diz a constituição em seu artigo 196, “A saúde é um direito de todos e dever do Estado”, e os doentes crônicos e imunossuprimidos não podem esperar mais”, complementa Jeane.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES