1600 participantes realizam Enem digital no domingo (31) no Piauí

No Piauí, cerca de 1.600 participantes irão realizar a prova no formato digital, sendo a aplicação do exame prevista para 1.392 candidatos em Teresina.

enem | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo domingo (31), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irão realizar a primeira edição da versão digital da prova. O formato piloto do exame é discutido desde 2015, com início previsto para o ano 2020 e conclusão gradativamente de implementação até 2026. No Piauí, cerca de 1.600 participantes irão realizar a prova no formato digital, sendo a aplicação do exame prevista para 1.392 candidatos em Teresina.

Segundo a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação, Viviane Carvalhedo, o Enem digital acontecerá nos prédios solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo estes com a estrutura de laboratório de informática definida pela instituição aplicadora com 20 computadores por sala.

"A aplicação no formato digital prevê uma estrutura física mínima necessária para que o certame seja aplicado na forma adequada. As máquinas disponibilizadas são de responsabilidade integral da instituição do consórcio aplicador, que já está no Estado com as provas cadastradas e serão alocadas nos pontos de aplicação", destacou a diretora.

Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.  No domingo seguinte, 7 de fevereiro, os candidatos têm até às 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Viviane Carvalhedo ressalta que os participantes devem estar atentos aos horários e materiais necessários para a realização do exame. Assim como no Enem impresso, os participantes terão que ir até o local de prova e, embora o exame seja feito pelo computador, os candidatos deverão levar caneta esferográfica da cor preta, pois a redação será feita no papel.

"É importante que o estudante continue levando todos os itens necessários para que ele possa fazer a prova, como o documento de identificação com foto, máscara de uso obrigatório, álcool em gel e, principalmente, a caneta de corpo transparente escrita preta. Item importante para fazerem a redação e preencherem todos os instrumentos necessários na hora da aplicação", disse a diretora.

Como a matriz de referência para habilidades e competências nos formatos digital e impresso são os mesmos, o Pré-Enem Seduc fez um trabalho de orientação pedagógica e acompanhamento e preparação para os estudantes.

"Esta semana estamos orientando que os estudantes inscritos no formato digital acessem a nossa plataforma do Canal Educação na aba destinada ao Pré-Enem Seduc, onde eles terão acesso a todos os conteúdos com revisões disponibilizados para que reforcem o conteúdo. Orientamos também os estudantes nas salas de aula on-line, independentemente do formato de prova escolhido, que eles possam acessar os conteúdos e fazer a tutoria com nossa equipe de professores", pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES