2º dia de provas do Enem tem redação polêmica e crise hídrica

O segundo dia de provas foi marcado por diversos temas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O segundo e último dia de provas da edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve questões que citaram os artistas Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Chico Buarque, Toquinho e Arnaldo Antunes. Já a prova de matemática foi baseada em situações do cotidiano, como a crise hídrica e a vacina do HPV. Cálculo de área, probabilidade, logaritmo e porcentagem também estiveram no caderno de provas, que exigiu leitura de gráficos.

O tema da redação foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". A redação teve quatro textos de apoio.

Neste domingo (25), os alunos tiveram cinco horas e trinta minutos para as questões e Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Os portões se fecharam às 13 e a prova se encerra às 19h, no horário de Brasília.

Redação sobre violência

Na redação, o primeiro texto de apoio foi o mapa da violência de 2012, destacando dados sobre as mortes de mulheres ocorridas entre 1980 e 2010.

O segundo texto trouxe um levantamento sobre quais tipos de violências as mulheres sofrem. Em formato de gráfico, apresentou dados compilados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, de 2014.

O terceiro texto de apoio apresentou uma imagem tirada de uma campanha produzida pela ONG Compromisso e Atitude contra o feminicídio. O quarto e último texto foi uma reportagem da revista "Isto É" que citava levantamento sobre o total de prisões e investigações baseadas na Lei Maria da Penha (Veja todos os temas de redação da história do Enem).

Matemática no Enem

Na prova de matemática, um tema que inspirou mais de uma pergunta foi a crise hídrica. Uma das questões falava sobre um condomínio que queria construir cisterna para o abastecimento de água, e outra questão envolveu uma família interessada em criar um reservatório para captação de água da chuva.

Todas questões foram contextualizadas com questões do cotidiano e usavam bastante análise de gráficos. Questões sobre cálculos de áreas de círculos e polígonos foram cobradas. Probabilidade, logaritmo e porcentagem também estiveram no caderno de provas.

Linguagens no Enem

Os principais autores citados na prova de Linguagens foram Manuel Bandeira, Olavo Bilac, Lígia Fagundes Teles e Graciliano Ramos. Os famosos da Musica Popular Brasileira (MPB) também foram lembrados. Arnaldo Antunes teve seu Poema Concreto usado na prova. Também foram usados exemplos com Vinícius, Toquinho e Luiz Gonzaga. No caso de Gonzagão, uma de suas letras serviu de motivação para debater as variações linguísticas na língua portuguesa falada no Brasil.

O cantor e compositor Chico Buarque teve a letra "Essa Pequena" usada para abordar o uso coloquial do idioma com o objetivo de aproximar o leitor da sua mensagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES