23% dos brasileiros desenvolveram ansiedade no pós-pandemia

Setembro é lembrado pela cor amarela, que enfatiza a importância da preservação da vida e apoio emocional

23% dos brasileiros desenvolveram ansiedade no pós-pandemia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após 2 anos de pandemia de Covid-19, um dos principais reflexos desse período tem sido a saúde mental das pessoas, sem dúvida um grande desafio a ser enfrentado. Marcado pelo isolamento social, mudanças de hábitos e consequências físicas e emocionais, milhares de pessoas convivem com sequelas obtidas. Dados do Instituto Albert Einstein sobre a ocorrência de depressão, transtornos de ansiedade e insônia nos brasileiros, constataram a prevalência de ansiedade em torno de 23,2%, enquanto a depressão foi com a taxa de prevalência de 22,8%.

Setembro é lembrado pela cor amarela, que enfatiza a importância da preservação da vida e apoio emocional. Neste mês, diversas ações são feitas para a conscientização das pessoas para o cuidado individual e atenção ao próximo. A psicóloga da clínica DMI, Ioná Vaz, pontua algumas atitudes importantes para o fortalecimento da saúde mental.

23% dos brasileiros desenvolveram ansiedade no pós-pandemia - Foto: Ascom

“Atitudes podem ser feitas para a proteção da saúde mental como harmonização do ambiente, não se cobrar tanto e relaxamento do corpo. Além disso, investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais, buscar alternativas que contribuem para harmonizar o ambiente externo e interno. E o mais importante não se cobrar tanto, seja a todo e qualquer tipo de situações, equilíbrio é essencial”, informa.

Alguns sinais podem ser percebidos em indivíduos com saúde mental abalada ou com tendência a depressão e ansiedade. Todo e qualquer indivíduo, demonstra em suas ações, alertando que algo não está bem, isso se dá através da mudança de comportamentos, emoções alteradas, sentimentos e pensamentos desordenados, repetitivos e inadequados.

Ioná Vaz faz algumas recomendações profissionais. “Após estas ações, devem encaminhar a um profissional qualificado para realizar um tratamento de qualidade e com excelência. Tratar com descaso e sem empatia o indivíduo que necessita de uma ajuda psicológica, são questões que precisam ser evitadas, pois muitas das vezes são interpretadas perante a sociedade como sinais de fraqueza”, finaliza a especialista da clínica DMI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES