24 mil eleitores podem perder título no Piauí; Em todo o Brasil, são 1.512.884

24.074 eleitores podem ter o direito de votar cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Título de eleitor | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, 24.074 eleitores podem ter o direito de votar cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o Brasil, 1.512.884 eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado. Em Teresina, são 7.760 eleitores nessa situação; o número também é elevado em Parnaíba, com 1.069 eleitores irregulares; seguido por Pedro II (501), Esperantina (425) e Batalha (323). Os municípios com menos eleitores passíveis de cassação do título são Miguel Leão, com dois; Anísio de Abreu e Dom Expedito Lopes com sete, cada; Santana do Piauí e São Francisco de Assis do Piauí com oito eleitores, cada, que precisam se regularizar junto ao TSE.

A relação das inscrições passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados. Os eleitores devem comparecer a um cartório eleitoral no período de 25 de fevereiro a 25 de abril portando documento oficial com foto e/ou título eleitoral e, caso possuam, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

Essa quitação dos débitos com a Justiça Eleitoral pode ser realizada por algum familiar que apresente os documentos do eleitor faltoso. O mesmo vale para os eleitores faltosos que estão no exterior e não podem comparecer pessoalmente a um cartório. O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.

Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.

Os cartórios eleitorais estão abertos durante o ano todo para os eleitores que queiram realizar transferência e para os novos eleitores que queiram tirar seu título.

CONSEQUÊNCIAS - Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. (A.R.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES